São Paulo, quarta-feira, 3 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fixar o preço errado é fatal

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

A estabilidade econômica deve cimentar a pista para a decolagem de novos produtos dirigidos aos consumidores da classe C.
"Oportunidade de ouro para as empresas diversificarem seus lançamentos", prevê o economista Nelson Barrizzelli, professor de marketing da USP.
Mas isso, segundo ele, deve ocorrer somente quando as indústrias aprenderem a administrar o posicionamento de preços em seu portfólio de marcas.
"Antes, uma margem de erro de 5% na fixação do preço era compensada pela escalada da inflação. Agora pode demorar cinco meses para ser corrigido", afirma.
A inibição no lançamento de novos produtos flagrada pela Indicator é considerada "natural" para Barrizzelli, que contabiliza queda de 5% nas vendas desses produtos em supermercados durante o primeiro semestre.
Consultor da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Barrizzelli confirma mudanças cruciais no comportamento dos consumidores: o preço baixo vence, nas gôndolas, o carisma das marcas líderes.
"Marcas periféricas, de indústrias que têm menor custo, ganham espaço diante de clientes que voltaram a comparar preços com a máquina de calcular em punho e espaçam suas compras".(NB)

Texto Anterior: Plano provoca queda de novos produtos
Próximo Texto: Ipea prevê que PIB cresce 3,1% este ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.