São Paulo, quarta-feira, 3 de agosto de 1994 |
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Fixar o preço errado é fatal
NELSON BLECHER
"Oportunidade de ouro para as empresas diversificarem seus lançamentos", prevê o economista Nelson Barrizzelli, professor de marketing da USP. Mas isso, segundo ele, deve ocorrer somente quando as indústrias aprenderem a administrar o posicionamento de preços em seu portfólio de marcas. "Antes, uma margem de erro de 5% na fixação do preço era compensada pela escalada da inflação. Agora pode demorar cinco meses para ser corrigido", afirma. A inibição no lançamento de novos produtos flagrada pela Indicator é considerada "natural" para Barrizzelli, que contabiliza queda de 5% nas vendas desses produtos em supermercados durante o primeiro semestre. Consultor da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Barrizzelli confirma mudanças cruciais no comportamento dos consumidores: o preço baixo vence, nas gôndolas, o carisma das marcas líderes. "Marcas periféricas, de indústrias que têm menor custo, ganham espaço diante de clientes que voltaram a comparar preços com a máquina de calcular em punho e espaçam suas compras".(NB) Texto Anterior: Plano provoca queda de novos produtos Próximo Texto: Ipea prevê que PIB cresce 3,1% este ano Índice |
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