São Paulo, quarta-feira, 3 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas buscam crédito até 30 dias

DA REPORTAGEM LOCAL

Com expectativa de queda das taxas de juros, as empresas estão procurando crédito nos bancos por prazos curtos.
"Está se trabalhando com a idéia de que sempre será possível renovar o crédito a custos menores", diz Alexandre Zakia Albert, do banco Operador.
A forma mais procurada é a chamada conta garantida –uma espécie de cheque especial. A vantagem: ela é isenta do pagamento do IPMF (Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira) –o titular da conta garantida é o mesmo da conta corrente.
O juro varia, dependendo do tamanho da empresa e de seu relacionamento com o banco, de 0% a 2% sobre a taxa diária do mercado interbancário
Está contando cada vez mais o relacionamento banco/empresa na hora da concessão de crédito. Os bancos continuam bastante seletivos e trabalham cada vez mais com limites de crédito pré-aprovados para o cliente.
"Não existe uma taxa de empréstimo", diz Renê Aduan, do banco Real. As agências recebem todos os dias uma cotação dos juros. "É uma taxa de referência do custo do dinheiro."
Com base nesta taxa, no relacionamento entre a empresa e o banco e nas metas de resultado fixada para aquela agência, o gerente tem flexibilidade para negociar, por exemplo, o juro para capital de giro ou para desconto de duplicata.
Ricardo Leite, do Citibank, diz que a demanda de crédito desabou nas três primeiras semanas de julho e agora reagem.
Uma das linhas com maior possibilidade de incremento é a de vendor –uma forma de financiamento de vendas.
Usualmente, a indústria vende ao comércio a prazo. Com o vendor, a indústria recebe à vista e o banco assume o financiamento junto ao comércio.
Neste tipo já existem operações com juros prefixados para 60 dias e 120 dias.(JCO)

Texto Anterior: Taxa de juro menor melhora os negócios de indústria e comércio
Próximo Texto: Itaú tem lucro de R$ 151 mi no semestre ; Outlet de US$ 1 mi é inaugurado amanhã ; Receita vai fiscalizar o ágio do carro 'popular'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.