São Paulo, quarta-feira, 3 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Psicóloga especializada em basquete ajuda seleção

EDGAR ALVES
DO ENVIADO A TORONTO

Psicóloga especializada em basquete ajuda seleção
Se depender das conclusões dos estudos da psicóloga Cristina Versari, a seleção masculina de basquete pode se dar bem no Campeonato Mundial que começa amanhã, nas cidades de Hamilton e Toronto, no Canadá.
"A seleção é formada por jogadores realistas, práticos, organizados, responsáveis, lógicos e motivados por resultados", disse.
"O grupo é complementado por jogadores que sabem avaliar a realidade e têm flexibilidade de reação, estando preparados para remover obstáculos quando necessário", analisou a psicóloga.
A função da psicóloga é fazer com que os jogadores utilizem todos os recursos que têm.
"Em alto nível de rendimento, um ajuste mínimo pode levar a resultados ideais, utilizando o potencial total do jogador. A maioria dos atletas de alto nível tem condições de ganhar", disse.
Cristina Versari tem especialização na área esportiva.
Ela recebeu seus títulos de mestrado e doutorado em Psicologia Clínica do Esporte na United States International University, em San Diego, Califórnia (EUA).
Há 12 anos nos EUA, ela trabalha com atletas profissionais da NBA, amadores e olímpicos. A psicóloga já atuou em 13 equipes da NBA, como Chicago Bulls, Miami Heat, Utah Jazz, Golden State Warriors e L.A. Clippers.
Amistoso
A seleção brasileira perdeu ontem um amistoso disputado com a Austrália, por 124 a 83.
A equipe já está no Canadá e estréia amanhã contra a China.
Classificam-se duas equipes de cada grupo. A segunda vaga do Grupo A, composto pelas seleções brasileira, chinesa, norte-americana e espanhola, deve ser disputada entre Brasil e Espanha, já que os EUA devem ficar com a primeira.

Texto Anterior: 'Time dos sonhos' já tem titulares definidos
Próximo Texto: 'Dream Team 2' é totalmente novo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.