São Paulo, quarta-feira, 3 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

De Palma exibe vigor em 'Pagamento Final'

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Para o bem ou para o mal, Brian De Palma, apesar de cinquentão, mantém uma relação juvenil com o cinema. Seu filme mais recente, "Pagamento Final", ilustra bem esse fenômeno.
Nele, o cineasta revisita o gangsterismo hispânico, que já havia tratado sem meias tintas em "Scarface". Acentuando as semelhanças, aqui também o protagonista é Al Pacino, e a ação se passa igualmente nos anos 70. Violência, cocaína e breguice (nas roupas e ambientes) são as marcas comuns aos dois filmes.
A diferença é que aqui a história se passa em Nova York (e não em Miami) e o protagonista não é um supergângster no apogeu, mas um traficante veterano, Carlito Brigante (Pacino), que sai da cadeia depois de cinco anos e tenta construir uma vida limpa, contra a pressão do submundo que o cerca.
Há até mesmo um aspecto histórico-documental no filme, ao retratar as mudanças ocorridas nos bairros hispânicos de Nova York durante a ausência de Carlito.
Essas mudanças aparecem não só no pano de fundo –as ruas conflagradas da cidade–, mas nos personagens com quem Carlito se relaciona: seu advogado, o judeu Dave Kleinfeld (Sean Penn), tornou-se um inescrupuloso gângster; sua namorada, a bailarina Gail (Pennelope Ann Miller) virou stripteaser. Pior: seus amigos do peito não são mais confiáveis.
O tema "sério" do filme é justamente esse: a lealdade e sua deterioração. Mas o que De Palma tem de melhor a oferecer não é a seriedade (que não raro descamba para o piegas), e sim a diversão. O que torna seu filme um deleite são as acrobacias visuais, sobretudo em duas sequências: a que abre e fecha o filme (Carlito transportado por corredores de hospital) e a da perseguição na Central Station.
Nesta última há um momento vertiginoso. A câmera acompanha o ponto de vista de Carlito enquanto foge. A certa altura, este, ao divisar seus perseguidores, desiste de descer uma escada rolante, mas a câmera não pára e desce sozinha, subitamente liberta do personagem, do realismo, das convenções narrativas e de tudo que constrange o prazer do cinema.

Vídeo: Pagamento Final (Carlito's Way)
Produção: EUA, 1993
Direção: Brian De Palma
Elenco: Al Pacino, Sean Penn, Pennelope Ann Miller
Lançamento: CIC Vídeo (tel. 011/816-7391)

Texto Anterior: O caminho vale mais que diamantes
Próximo Texto: Exposição de mapas inaugura novo saguão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.