São Paulo, quarta-feira, 3 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jato de tinta tem boa impressão em cores

EDUARDO MARQUES ; RENATA SPOLON
ESPECIAL PARA A FOLHA

A HP DeskJet 560C é a primeira impressora jato de tinta testada pela USP.
Essa tecnologia de impressão não utiliza agulhas para marcar o papel, como é o caso das impressoras matriciais de impacto. Ela apenas emite um jato de tinta contra o papel formando o caractere de maneira silenciosa.
Em geral, a qualidade das impressoras jato de tinta é inferior à das impressoras a laser e superior à das impressoras matriciais.
A grande vantagem das jato de tinta em relação às impressoras a laser reside no fato de possibilitar impressão a cores (textos e gráficos) com um custo muito mais baixo do que as impressoras a laser coloridas, resultando em uma melhor relação custo/benefício.
O usuário que adquirir uma impressora a jato de tinta deve lembrar-se que não poderá imprimir cópias com carbono, o que é muito comum na utilização das impressoras matriciais.
A impressora apresenta design moderno, com gabinete na cor gelo e ótimo acabamento.
O painel de controle, localizado no lado direito da parte frontal, tem grande praticidade de uso.
O fabricante fornece adesivos para alterar toda a informação do painel de controle, do inglês para o português, facilitando muito a operação.
Os botões do painel da impressora permitem selecionar os modos básicos de impressão, iniciar um autoteste, limpar o cartucho de impressão e colocar o equipamento on line ou off line.
Já as chaves de configuração permitem a definição das configurações básicas da impressora (tamanho do papel, envelope, linhas de texto por página, memória de expansão etc).
As bandejas de entrada e saída do papel são de fácil manuseio, bem como a alavanca de ajuste da largura do papel.
É possível a utilização de diferentes tipos de mídia para impressão, como papel comum, papel brilhante, papel especial, envelopes e transparências.
A máquina tem a opção EconoMode, que economiza tinta e permite imprimir mais rapidamente um rascunho do documento.
Cores
Acompanham a impressora HP DeskJet 560C dois cartuchos de impressão, um módulo de alimentação, documentação completa e discos contendo software da impressora.
Um cartucho de impressão vem com tinta preta, exclusiva para os tons de cinza e negro. O outro vem com as três cores primárias (ciano, amarelo e magenta), para impressão colorida.
As demais cores são produzidas através da sobreposição de pontos das cores primárias. Isso é uma vantagem em relação aos modelos anteriores da HP, que utilizam apenas um cartucho de tinta.
Em tais modelos, é preciso ficar alternando entre o cartucho de tinta preta e o cartucho a cores de acordo com as necessidades.
No caso de o documento colorido envolver tons de negro, eles são produzidos através da combinação das cores primárias, implicando em um gasto maior das tintas primárias.
Já na impressora HP DeskJet 560C isso não ocorre, pois na necessidade de tons de negro, o cartucho de tinta preta é acionado, resultando em economia do cartucho colorido e maior qualidade de impressão da cor preta.
Documentação
A documentação, que vem toda impressa em português, é de ótima qualidade.
Inclui "Guia do Usuário", "Guia para o Uso de Cores", "Guia do Software da Impressora da Série HP DeskJet 500 para o Microsoft Windows", "Guia de Instalação" e "Guia para Usuários de Aplicativos para o DOS".
O "Guia para o Uso de Cores" é muito útil para o usuário, pois vem com uma série de dicas para a obtenção de bons resultados quando se trabalha com cores.
Além dos manuais impressos, pode ser utilizada a ajuda on line que acompanha o software da impressora.
Tendência
Com a queda constante nos custos e com os aplicativos cada vez mais sofisticados na área gráfica, as impressoras jato de tinta tendem, em um futuro próximo, a conquistar grande parte do mercado de impressoras.
Colaboraram Marcos José Santana, Regina Helena C. Santana e Nivaldi Calônego Jr.

Texto Anterior: Internet tem trégua negociada
Próximo Texto: Saiba quem fez a avaliação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.