São Paulo, quarta-feira, 3 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

Mortalidade infantil

DE CIMA E DE BAIXO

"A Folha e a revista 'Veja' têm insistido em fotografar Lula de cima e FHC de baixo. Dessa maneira, Lula fica por baixo e FHC por cima. Isto se deve a vocação jornalístico-pedagógica desses meios de comunicação, que procuram instruir aos leitores ensinando que FHC é o candidato dos de cima e Lula é o candidato dos de baixo?"
Antonio Lancetti (Santos, SP)

Tão pobre quanto entrou
"A Folha esclareceu na edição de 1/08 as razões da total falta de divulgação da candidatura de Erundina ao senado: boicote dos setores mais à esquerda do PT e, o que é mais grave, problema econômico. O fato é reconfortante para quem estava desiludido com nossos políticos. Erundina administrou por quatro anos o terceiro orçamento do país e saiu tão pobre como entrou. Nenhum 'pau mandado' para arrecadar dinheiro das grandes empreiteiras. Parabéns, Erundina."
Antonio Carlos Guedes Chaves (Campinas, SP)

Origem da piada
"Deparei-me em 1/08 com uma nota sobre 'língua oficial': uma afirmação atribuída ao ministro Ricupero sobre o uso dos idiomas italiano, francês e espanhol. A 'boutade' não é original, se verdadeiramente o ministro disse. Foi Carlos 5º quem disse, no século 16, pouco antes de designar o filho Felipe 2º para sucedê-lo em alguns de seus domínios: 'O alemão usou-o para falar com meus cavalos. O italiano, para as mulheres. O francês, para os reis. E o espanhol, para falar com Deus'."
Antonio Bezerra de Melo Neto (Recife, PE)

FHC e o continuísmo
"Em viagem de férias ao interior paulista, entramos num bar para tomarmos sorvete na cidade de Ibitinga. Cinco 'cowboys' do Terceiro Mundo, sexagenários, robustos, típicos fazendeiros mais ou menos bem-sucedidos, tomando cerveja, falavam da dificuldade que as mulheres têm em compreendê-los. Mais adiante, um deles disse: 'É, mas nós estamos bem. Ganhamos o tetra, o Lula caiu na pesquisa e o Fernando Henrique subiu'. Disse outro: 'Mas os dois são comunas. Farinhas do mesmo saco'. 'É, mas o Fernando 2 a gente controla'. Pensei: se essa amostra for representativa e se FHC vencer, a breguice da classe econômica politicamente dominante vai continuar."
Abel de Oliveira (Poço Fundo, MG)

Curvas assassinas
"Chocante o acidente que matou em uma das curvas do Aterro do Flamengo três executivos paulistas. Segundo Márcio Moreira, diretor da CET carioca, o perigo daquelas curvas, famosas pelos constantes acidentes, tem explicação. 'O lado externo das não tem superelevação.' Em São Paulo, o professor Ardevan Machado, doutor em engenharia pela Poli, há muito luta pela correção das curvas assassinas da cidade, que diz serem mais de 40."
Oswaldo Chiquetto (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Horário nada gratuito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.