São Paulo, quinta-feira, 4 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC lembra plebiscito de 93

GABRIELA WOLTHERS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O candidato do PSDB à Presidência, Fernando Henrique Cardoso, ressuscitou o plebiscito sobre sistema de governo, realizado em abril de 93, para explicar a escolha do senador Marco Maciel (PFL-PE) como seu novo vice.
"Quando Maciel presidiu a Frente Presidencialista, ao lado do PT e do PDT, ninguém estranhou", afirmou FHC, antecipando a estratégia que usará caso os partidos de esquerda critiquem a opção pela senador. "Agora, é a mesma coisa."
Para o candidato, o fato de Maciel ter participado de governos desde o início do regime militar é um bom sinal. "Quem sabe seja um indicador de que eu vou para o governo também", disse, rindo, o tucano.
FHC afirmou que votaria em Maciel para presidente, mas deixou escapar uma ressalva. "Votaria nas circunstâncias atuais, em que ele está apoiando o programa de governo que eu defendo."
Segundo o candidato, não se deve fazer política "olhando para trás", mas, sim, "olhando para a frente, tendo em vista o que as pessoas fizeram de construtivo".
Tanto FHC quanto o próprio Maciel lembraram que o senador foi cotado para ser o vice do presidente Tancredo Neves em 1984 –cargo que acabou sendo ocupado pelo senador José Sarney (PMDB-AP).
Como em 84
Para Maciel, o quadro político atual é semelhante ao de 84, quando o PMDB e a Frente Liberal se uniram para eleger Tancredo Neves. "Novamente houve uma união de forças políticas para a consolidação da democracia e o fortalecimento do desenvolvimento econômico".
O novo vice afirmou que sua principal função agora será dar velocidade à campanha. Em reunião ontem com FHC no comitê central, ficou decidido que o candidato e o vice viajarão, a partir da próxima semana, para locais distintos.
"Nesta reta final, temos que percorrer o maior número de municípios no menor tempo possível", explicou Maciel. Ambos, no entanto, viajam hoje para Recife, terra de Maciel.
Currículo
Para o presidente do PSDB, Pimenta da Veiga, Maciel tem três qualidades que o tornam apto para ocupar o cargo de vice. "Apesar de já ter participado de muitos governos, ele nunca se maculou", disse Pimenta.
"Além disso, ele motiva o PFL para a campanha e tem currículo para ser vice, pois já foi governador, ministro de Estado, presidente da Câmara e líder do Senado", concluiu o presidente tucano.'

Texto Anterior: FHC consultou PMDB sobre Maciel
Próximo Texto: Senador diz que aceitou 'missão' por imposição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.