São Paulo, quinta-feira, 4 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hotel do Nordeste tem projeto específico

SIMONE GAIB
DA REPORTAGEM LOCAL

Projetos europeus para deficientes físicos na área de hotelaria começam a chegar no Brasil. O mais novo cinco estrelas em construção na cidade de Natal (RN) terá todas as áreas comuns e 30% dos seus 214 apartamentos adaptados.
O Sofitel Paradiso Maré Resort, cuja conclusão deverá ocorrer no fim do próximo ano, está sendo erguido na praia do Meio, via Costeira, em uma área de 26 mil m2 a um custo de US$ 25 milhões.
O projeto veio da Alemanha. "O deficiente é uma pessoa normal, o que faltam são condições para que ela seja de fato normal", afirma Sérgio Dib, diretor-geral da A.S Empreendimentos Incorporações Ltda., responsável pela construção do hotel.
Nesse novo resort, todas as saídas dos quartos terão acessos para que o hóspede se movimente sozinho. A chegada à piscina poderá ser feita com barras específicas. "O importante é deixar a pessoa à vontade no lazer." Para o deficiente visual, haverá sonorizador nos corredores e elevadores em braile.
A idéia, diz Dib, é adaptar toda a infra-estrutura européia ao resort brasileiro. No receptivo haverá um carro especial para buscar o passageiro no aeroporto. Funcionários portadores de deficiência também vão trabalhar no hotel.
Para o empresário, os deficientes físicos não viajam por falta de condições. "O hoteleiro tem que começar a pensar nisso".
Transporte aéreo
Segundo o supervisor, a Varig atende passageiros das empresas européias e americanas que operam no Brasil. A companhia tem ainda cadeiras de roda japonesas especiais para avião.
A Transbrasil, que faz o embarque de deficientes em cadeiras de roda, deve inaugurar até o fim deste mês uma sala especial na asa B do aeroporto de Guarulhos para deficientes, crianças e idosos.
O aeroporto do Galeão, no Rio, já tem essa sala. O embarque de deficientes é prioritário em todos os aeroportos. "Não é um tratamento discriminatório, mas sim VIP", diz Jorge Honório, assessor de imprensa da empresa.
(Simone Galib)

Texto Anterior: São dois pesos e duas medidas
Próximo Texto: Veja como é a legislação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.