São Paulo, sábado, 6 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospital Sorocabana atrasa salários altos

DA FT*

A Associação Beneficente Hospital Sorocabana (zona oeste) não conseguiu pagar todos os seus funcionários ontem com a verba referente ao convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde).
"Preferimos deixar de pagar os funcionários do que reduzir o atendimento", conta o administrador-geral do Hospital Sorocabana, João de Souza.
Segundo ele, só receberam 240 dos 700 empregados. Mesmo assim só receberam 50% do salário do mês passado, que estava atrasado, e um adiantamento para este mês.
"Nós optamos por pagar o pessoal que ganha menos. Enquanto pudermos resistir, não vamos aderir à paralisação porque quem sai prejudicado é a população e não o governo".
Em junho, a conta do SUS foi de R$ 506 milhões, mas o Ministério da Fazenda só deve liberar R$ 400 milhões para cobrir os gastos da Saúde, afetando o repasse de verbas para os hospitais conveniados.
Anteontem, a Federação Brasileira dos Hospitais e 27 associações de hospitais decidiram suspender o atendimento a conveniados do SUS em resposta à falta de verbas.
A Santa Casa de São Paulo também está conseguindo manter o atendimento. O dinheiro repassado pelo governo saldou a folha de pagamento, mas foram feitos empréstimos para pagar fornecedores.
* Colaborou a Redação.

Texto Anterior: Justiça reduz mensalidade da Cásper Líbero
Próximo Texto: Para IML, mulheres corriam risco de vida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.