São Paulo, sábado, 6 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'A Viagem' conquista descolados em SP

EVA JOORY ; GUTO BARRA
DA REPORTAGEM LOCAL

GUTO BARRA
A novela "A Viagem" caiu nas graças do Brasil. É no momento a novela de maior audiência da Rede Globo (leia texto abaixo) e o favorito entre os descolados desocupados no horário das sete.
Os desdobramentos dos personagens são assunto certo em festas e o ponto central é sempre o último ataque de Alexandre em Teo. Aos desavisados, explica-se: Alexandre (Guilherme Fontes) é o maligno espírito errante que baixa no bonzinho Teo (Mauricio Mattar), que, então irreconhecível, passa a brigar na rua e a xingar todo mundo (leia no quadro um quem é quem de última hora).
As caretas de Mattar são igualmente item cult e o chamado "look Alexandre", com olhos semicerrados e voz enrolada, já é reproduzido entre os aficionados.
E é exatamente essa interpretação canastrona dos atores, a trama esotérica aliada a efeitos especiais de ontem, a música-tema brega (leia letra ao lado) e os personagens insossos são os motivos da atual empolgação popular.
No ar há quatro meses, "A Viagem" é "remake" de Ivani Ribeiro para a versão original de 1975, na extinta TV Tupi, também assinado por ela.
O DJ Zé Pedro, 29, se lembra (é um dos poucos, entre os entrevistados) dessa primeira edição da novela. Mas prefere a atual. "Porque é um lixo e os atores são péssimos. É tudo tão ruim que a novela deveria ser dublada", diz.
Quem concorda é a artista plástica Pinky Wainer, 39. "'A Viagem' poderia ser uma novela mexicana, com tantos absurdos. Só falta o final ser uma grande festa, com todos indo para o céu".
Outra espectadora, a cantora Vange Leonel, 31, acha que a novela diverte justamente porque tem esses "ingredientes difíceis de serem engolidos".
Já a produtora Biba Fonseca, 34, diz que "já acreditava em reencarnação antes da novela". E acha que sim, que "A Viagem" "convence porque é bem-feita, fala que o amor é lindo e trata com seriedade o tema do espiritismo".
Os fãs elegem também seu panteão particular de amor e ódio, junto aos personagens. Zé Pedro, por exemplo, elege dona Maroca (Yara Cortes), mãe de Diná. Pinky gosta de Alexandre –não pelas maldades, mas porque "ele se livrou daquela família". "Se eu tivesse uma família daquela eu também me matava", justifica.
O misterioso Mascarado desperta o ódio de Biba e Zé Pedro: "Ele é mudo e aquela mímica não convence ninguém", concordam. Já Vange se irrita mais com "os mortos" que vagam no inverossímil e cenógrafico Vale dos Suicidas –"Eles são patéticos", detona.
Escolha o seu. Hoje tem mais um capítulo –inédito– de "A Viagem".
"A Viagem", de Ivani Ribeiro. Com Christiane Torloni, Antonio Fagundes e Mauricio Mattar. De segunda a sábado, às 19h na Rede Globo

Texto Anterior: Chediak grava songbook de Ary Barroso
Próximo Texto: Além-túmulo em telenovelas é ibope certo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.