São Paulo, domingo, 7 de agosto de 1994 |
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Vendas da Borlem crescem 38%
ANTONIO CARLOS SEIDL
O crescimento em 29,9% do mercado automotivo em 93, foi ao lado da reestruturação da empresa, um dos principais fatores de sucesso da Borlem no ano passado, segundo seu presidente, Paulo Roberto Pusset. Em 93, as vendas da Borlem tiveram um crescimento quantitativo de 38,3% em relação a 92. Após registrar um prejuízo de US$ 3,2 milhões em 92, a empresa obteve um lucro líquido de US$ 5,6 milhões no ano passado. Paulo Roberto Pusset atribui a volta do lucro à recuperação do mercado, redução de custos e despesas e ganhos de produtividade. Para competir, a Borlem recorreu a uma ampla reestruturação com a reengenharia de processos industriais e administrativos. Os níveis hierárquicos caíram de sete para quatro e o número de gerentes e diretores de 40 para 21. Fundada em 1957, a empresa com sede em Guarulhos, tem duas unidades industriais: uma em Guarulhos para a fabricação de rodas e outra em Itaquaquecetuba para rodas de alumínio. A Borlem tem como empresa associada a Lemmerz Holding GMBH, maior fabricante de rodas da Europa. Em 93, a empresa investiu US$ 4,5 milhões em máquinas, equipamentos e novos processos destinados à redução de custos e melhoria da qualidade. Dentro de sua estratégia de aperfeiçoamento de recursos humanos, a Borlem ministrou, no ano passado, 60.862 horas de treinamento, uma média de 38,39 horas por funcionário. O número de horas de treinamento, superior em 53% em relação a 92, dobrará esse ano. A empresa conta com 1.700 funcionários, dos quais 88% estão alocados na atividade produtiva. A empresa está trabalhando para obter o certificado de qualidade ISO 9001 até março de 95. (ACS) Texto Anterior: Bardella prioriza exportação Próximo Texto: Embraco vende mais no Brasil e no exterior Índice |
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