São Paulo, domingo, 7 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terra em PE está ocupada

DA REPORTAGEM LOCAL

Os pancararus são, oficialmente, donos de uma reserva em Pernambuco com 8.100 hectares. Mas cerca de dois terços de suas terras estão ocupadas por 400 famílias de trabalhadores rurais.
Os invasores da terra têm o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE).
"Há mais de 200 anos as famílias moram lá", diz Januário Moreira da Silva Neto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, filiado à CUT.
O conflito entre posseiros e índios está sob vigilância da Polícia Federal, que ocupa a reserva. O Ministério Público da União move ação para retirar os trabalhadores.
"Se a Funai arrumar outra área para os posseiros, a gente segue a determinação", afirma Silva Neto.
A reserva dos pancararus foi demarcada em 1987, por decreto do então presidente da República José Sarney.
O decreto aumentou a tensão na reserva. Um índio foi morto e os posseiros decidiram só deixar a área após receberem novas terras.
A reserva fica na divisa de Pernambuco com Bahia, nos municípios de Petrolândia e Tacaratu, próxima ao rio São Francisco.
A violência das favelas paulistanas já matou mais pancararus do que o conflito de terra. Cinco já morreram na cidade, segundo Fernando Monteiro dos Santos.
A última vítima foi Jair Selestino de Barros, 20, assassinado no último dia 24, na favela do Real Park.

Texto Anterior: "No mato a gente tem mais liberdade"
Próximo Texto: Pancararus criam o S.O.S. Índio Favelado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.