São Paulo, domingo, 7 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro conta a história do futebol no Japão

DA REPORTAGEM LOCAL

A editora TBS-Britannica lançou na semana passada no Japão o livro "'Burajiru Ga Mita J-League" (A J-League vista pelo Brasil), da jornalista Andréa Fornes, 29, editora de Mundo e Ciência da Folha.
O livro, ainda sem tradução para o português, conta em 186 páginas a história da criação da J-League, a Liga de Futebol Profissional do Japão, e mostra como a atuação de jogadores brasileiros foi importante para sedimentá-la.
A idéia para o livro surgiu após uma entrevista que Andréa fez em meados de 93 para o "Tokyo Journal" com o jogador Zico, à época atuando no Kashima.
"O editor da revista me telefonou e deu a idéia. Fizemos um projeto e comecei a elaborar a estrutura do livro", diz Andréa.
Além de Zico, um dos entrevistados do livro, Andréa colheu depoimentos de Oscar e Leão, que trabalharam como técnicos no Japão, de Gary Lineker, ex-capitão da seleção inglesa, que joga no Nagoya, e do brasileiro Ruy Ramos.
O marketing envolvido na implantação do futebol no país também é abordado por Andréa, que falou com o presidente da J-League, Saburo Kawabuchi.
O ex-jogador Pelé também está presente no livro. "Os japoneses idolatram Pelé e me pediram para contar um pouco da história dele. Como não foi possível conversar com ele, tive ajuda do jornalista Orlando Duarte", conta Andréa.
Andréa, que foi correspondente da Folha no Japão de fevereiro de 91 a junho de 92, diz que escrever sobre futebol não foi das tarefas mais fáceis. "Diria que foi um superaprendizado", afirma.

Texto Anterior: Alunos fazem hidromassagem
Próximo Texto: Time interrompe intercâmbio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.