São Paulo, domingo, 7 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alunos fazem hidromassagem

Preparação física

VALMIR STORTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Um convênio firmado entre a Universidade Estadual de Londrina e a Associação Cultural e Esportiva Hiogo Futebol Clube possibilita que 40 estagiários participem de uma aula semanal de musculação e outra de aeróbica.
No mesmo local são realizados testes de avaliação física regularmente. Durante o verão, os jogadores fazem aulas de hidromassagem nas piscinas do clube do Londrina.
A estrutura tem trazido resultados para a equipe do Hiogo. No ano passado fizeram 86 partidas e conseguiram vitórias em 55% delas, diz o presidente da associação no Brasil, Sérgio Onishi.
O Hiogo participou da divisão norte do campeonato paranaense de aspirantes desse ano e com 11 pontos terminou empatado com o Matsubara. Perdeu a chance de continuar no torneio por causa do saldo de gols: 11 a 13.
"Isso porque no primeiro jogo contra eles nós perdemos por 4 a 0 e quando jogamos em Londrina empatamos em 2 a 2", afirmou Onishi.
Quem banca as viagens é o Hiogo do Japão, que fica na província de Kakogawa. Eles querem o know-how brasileiro. "Estamos mandando o técnico Ocimar para lá."
Em Londrina os japoneses são acostumados logo que chegam com comida brasileira para que, caso consigam um clube, não tenham problemas de adaptação.
Onishi tem nove de seus ex-garotos colocados em clubes paranaenses. O Maringá, o Apucarana, o Comercial de Cornélio Procópio e o União de Bandeirantes estão com dois jogadores cada. O Londrina trabalha com mais um.
Os atletas são visitados a cada dez dias e cada um deles tem que fazer um relatório no qual explicam como estão sendo tratados. A intenção é evitar que se prejudique a imagem do clube no Japão.(VS)

Texto Anterior: Interior de SP recebe jogadores desde 92
Próximo Texto: Livro conta a história do futebol no Japão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.