São Paulo, domingo, 7 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

Como se faz gelo-seco?

Ravel Casela, estudante, Curitiba (PR)José Atilio Vanin, do Instituto de Química da USP, responde:
"O gelo-seco" é constituído por gás carbônico ou, em linguagem química, dióxido de carbono (CO2), no estado sólido.
Inicialmente o gás é comprimido a temperaturas negativas entre -5oC e -30oC. Para este fim, pode-se usar amônia para refrigeração.
Em seguida o dióxido de carbono líquido é forçado a passar por um orifício. Parte do líquido evapora, roubando calor da outra parte, que assim se solidifica.
O gelo-seco, à medida que vai se formando, é submetido a uma prensa hidráulica, originando blocos que são depois subdivididos em blocos menores para uso final.
O material que sobra na forma de gás é reciclado, sendo novamente liquefeito para voltar ao processo.
Em outro método, o gás carbônico é colocado –já no interior da prensa– em condições de pressão e temperatura conhecidas como ponto tríplice.
Esse ponto ocorre a -56,6 oC e 5,11 atmosferas. Nele, os três estados físicos do dióxido de carbono, sólido, líquido e gasoso, coexistem.
Após a formação do sólido, a prensa é ventilada à pressão atmosférica, e o CO2 não solidificado é reciclado.
O gás carbônico usado vem de indústrias de cerveja, onde se forma durante o processo de fermentação.
O gelo-seco é usado especialmente na refrigeração, desde carrinhos de sorvete até geladeiras especiais para conservação de material biológico em laboratório. A temperatura atingida é -78,5 oC.
Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: Mamífero brasileiro ganha "Livro Vermelho"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.