São Paulo, segunda-feira, 8 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Máquinas surgiram no começo deste século

No centro de São Paulo, passe vale ficha

DA REPORTAGEM LOCAL

As primeiras máquinas de fliper surgiram no início do século, baseadas em um antigo jogo de salão francês: o "bagatelle".
Neste jogo, o objetivo era acertar a bola em vários buracos espalhados por uma mesa –cada um com sua pontuação. A bola era jogada com um taco.
Na década de 20 os jogos já tinham estruturas parecidas com as que vemos hoje, inclusive com tampas de vidro sobre a mesa.
O nome "pinball" surgiu em 1929 com o jogo "Kew Pin Ball", que usava um taco de sinuca para pôr a bola em jogo.
Nesta época as máquinas eram frágeis e normalmente tinham quatro ou seis "flipers".
Em 1933 surgiu o primeiro jogo de fliper elétrico –o "Contact", que funcionava à base de três baterias. Daí em diante, o jogo ficou bem parecido, em linhas gerais, com o que vemos hoje.
Na década de 30, os jogos começaram a se espalhar pelos EUA e logo foram caçados, considerados viciantes e de péssima influência para as crianças.
O Brasil teve sua primeira máquina de fliper no final da década de 30. Foi instalada no Palace Hotel, em Poços de Calda (MG).
Na década de 70 surgiram os primeiros flipers com placar digital e capacidade para mais de um jogador. Em 1972, a fábrica japonesa Taito montou uma filial no Brasil.
O primeiro videogame, tipo "pong" (quem lembra o tele-jogo), surgiu nos EUA em 1967. Mas o gênero só estourou com o japonês "Space Invaders" no final da década de 70.

Texto Anterior: Teens brincam só até as 18h
Próximo Texto: Brasileiro dá aulas de futebol a americanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.