São Paulo, segunda-feira, 8 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pop-rock dos anos 50 e 60 volta às lojas

PAULO CAVALCANTI
ESPECIAL PARA A FOLHA

O quem é quem do pop-rock dos anos 50/começo dos 60 está disponível nas diversas coletâneas em Cds que chegaram às lojas. Sem nenhuma divulgação e escondidos sob capas pouco cuidadas, estes lançamentos são obrigatórios para fãs e colecionadores.
"All Hits", do célebre Soulman Sam Cooke, já é um lançamento histórico. A coletânea da Movisplay, com 22 faixas, reúne todos os sucessos de Cooke nas gravadoras por onde passou, a Keen e a RCA.
Sem Cooke foi um revolucionário. Ao juntar as suas raízes godspell com o crescente mercado jovem do rock and roll, ajudou a definir a soul music.
Quando morreu, em 1964, era símbolo do novo negro americano, ao cuidar de seus próprios negócios e não se dobrar ao stabilishment do mercado branco.
"You Send Me", "Wonderful World", "Chain Geng", "Bringing it on Home to Me" estão presentes no CD, músicas que influenciaram nomes como Rod Stewart e Otis Redding, além de toda a múusica jamaicana.
Outro CD indispensável da Movieplay é "Summertime Blues" de Eddie Cochran. Aqui, são 20 faixas deste que foi um dos grandes nomes do rockabilly. Cochran cultivava a imagem de símbolo-sexual, como Elvis Presley.
Só que tinha a seu favor o fato de ser compositor e guitarrista fluente. O melhor do legado do rocker morto em 1960 está aqui, nos clássicos "Twenty Flight Rock", "C'mon Everyboby", "Three Steps to Heaven" e, é claro, a faixa título.
Na coleção "Memory Pop Shopp" da Sony Music, que trás CDs a preços econômicos, estão saindo "Pretty Woman" de Roy Orbison e "The Greatest Years" de Johnny Cash.
Apesar das diferenças de estilo, os dois cantores têm algo em comum: debutaram na Sun, gravadora de Memphis tida como berço do rock and roll.
Cash e Orbison cantavam rockabilly desajeitado na Sun.
Com o tempo acharam seu caminho. Orbison foi para a Monument gravar suas baladas dramáticas como "Crying" e "In Dreams" e rocks como "Pretty Woman".
Cash assinou com a Columbia e reforçou seu amor pela música country. Os dois Cds de "Memory Pop Shop" dão uma boa geral nas carreiras de Cash e Orbison no período pós Sun.
Interessados nos anos 50 também devem procurar "Wake Up Little Suzy" dos Everly Brothers, que saiu pela Eldorado. As harmonias vocais de Don e Phil Everly foram inspiração direta para Beatles, Beach Boys, Byrds e muitos outros.
As faixas de "Wake Up Little Suzy" são dos anos 1957-60, quando gravavam pela Cadence. Além da faixa-título, outros clássicos incluídos são "Bye Bye Love", "Bird Dog" e "Problems".

Disco: All Hits
Artista: Sam Cooke
Lançamento: Movieplay
Disco: Summertime Blues
Artista: Eddie Cochran
Lançamento: Movieplay
Disco: Pretty Woman
Artista: Roy Orbison
Lançamento: Sony Music
Disco: The Greatest Years
Artista: Johnny Cash
Lançamento: Sony Music
Disco: Wake Up Little Suzy
Artista: Everly Brothers
Lançamento: Eldorado
Quanto: R$ 20 o CD (em média)

Texto Anterior: Cultura exibe 30 filmes clássicos da RKO
Próximo Texto: Anos 70 tem revival agora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.