São Paulo, segunda-feira, 8 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu exibe vídeo inédito de Arthur Omar a partir de amanhã

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha e o Museu da Imagem e do Som lançam amanhã, em São Paulo, o vídeo "As Férias do Investigador", do cineasta, videomaker, fotógrafo e músico carioca Arthur Omar.
O vídeo retrata a obra do artista plástico conceitual Milton Machado. Não se trata, entretanto, de um documentário tradicional, um mero retrato, mas de uma abordagem criativa do trabalho do artista através da ótica de Arthur Omar.
"As Férias do Investigador" se encaixa perfeitamente na continuidade do trabalho desenvolvido pelo cineasta, uma obra barroca, que lida com extremos em uma profusão de sons e imagens aparentemente disparatadas, criando sentidos inesperados.
O próprio cineasta encarna a figura de um personagem barroco, não economizando palavras e teorias quando se trata de falar de sua obra. Seu longa-metragem "Triste Trópico" (1973), desconhecido pela maioria e cultuado por uns poucos fãs, chegou a encabeçar a lista dos melhores filmes brasileiros feita pelo cineasta.
Omar é de fato, para além de toda a mitologia, um dos cineastas mais interessantes e originais do cinema brasileiro. Seus filmes e vídeos misturam ficção e realidade num delírio labiríntico capaz de produzir mistérios a partir das situações mais banais.
Por exemplo: sua instalação "Inferno" no Antigo Matadouro Municipal, em março, colocava lado a lado imagens díspares como a mãe do cineasta dançando quando jovem e um boi sendo esquartejado, alcançando com isso um efeito perturbador, quase religioso.
Em "As Férias do Investigador", Omar trata a obra mais minimalista e enxuta de Milton Machado através da mesma ótica excessiva e descabelada, produzindo um resultado inusitado na combinação de opostos.
Arthur Omar já foi homenageado pelo MoMA, de Nova York, e foi capa da revista de curta-metragem francesa "Bref". Entre seus últimos filmes e vídeos, estão: "O Nervo de Prata" (1987), sobre a obra do artista plástico Tunga, "O Inspetor" (1988) e "A Coroação de uma Rainha" (1993), produzido para o Channel 4, de Londres.

Vídeo: As Férias do Investigador
Videomaker: Arthur Omar
Onde: Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158, Jardins, zona sul, tel. 280-0896)
Quando: Amanhã, às 20h (lançamento); de quarta a sexta, às 20h e 20h30; entrada franca

Texto Anterior: Fama veio com trilogia
Próximo Texto: "O tema é a adolescência e o primeiro amor", diz Eugenides
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.