São Paulo, terça-feira, 9 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vídeo de Arthur Omar transforma realidade cotidiana em mistério

BERNARDO CARVALHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Existem pelo menos duas formas de se fazer um vídeo sobre a obra de um artista: o videomaker pode limitar-se a documentá-la ou criar a partir dela uma nova obra. "As Férias do Investigador", de Arthur Omar, 48, faz parte da segunda via.
O vídeo de 18 minutos sobre o trabalho do artista carioca Milton Machado será lançado hoje, às 20h, com promoção da Folha, no Museu da Imagem e do Som.
Embora desconhecido do grande público, Omar é um dos cineastas mais originais do cinema brasileiro. Suas imagens usam a mistificação às avessas, confundindo os registros ficcionais e documentais numa perspectiva labiríntica.
O filme "Triste Trópico" (1973), por exemplo, transformado em cult pelo marketing de uns poucos fãs e do próprio cineasta, narra a história delirante de um personagem imaginário sob o tom tradicional de um documentário.
No início do ano, Omar montou uma instalação no antigo Matadouro Municipal, onde alternava imagens de nuvens, de Carnaval, de sua mãe quando jovem e de um boi sendo esquartejado. Tudo num movimento circular de ascese e queda que frisava o tom barroco.
O curioso em "As Férias do Investigador" é que Milton Machado tem um percurso mais minimalista e conceitual, uma economia estética aparentemente oposta aos excessos de Omar.
No vídeo, a comunhão dos contrários não podia ser melhor sucedida. Sob a música aterradora, a profusão de imagens e a absoluta ausência de palavras, o cineasta consegue revelar o mistério da obra do artista, um mistério que pode passar despercebido numa visão apressada das peças (lâminas de vidro, arquivos etc., uma espécie de arqueologia do nada).
As imagens e os sons de Omar conseguem criar enigmas sobre os detalhes mais cotidianos. Elas inflamam as coisas de mistério, e até uma caminhada pela praia de Ipanema pode parecer uma perseguição no mercado de Istambul.

Vídeo: As Férias do Investigador
Videomaker: Arthur Omar
Onde: Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158, Jardins, zona sul, tel. 011/280-0896)
Quando: Hoje, às 20h; a partir de amanhã, até sexta, às 20h e 20h30
Entrada: franca

Texto Anterior: O bailarino e coreógrafo Lennie Dale morre em Nova York aos 57
Próximo Texto: Piadas muito sérias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.