São Paulo, quarta-feira, 10 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB já diz temer inchaço

GABRIELA WOLTHERS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Mostrando confiança em uma possível vitória do candidato Fernando Henrique Cardoso, lideranças do PSDB já se dizem preocupadas em evitar um inchaço do partido após as eleições.
"O PSDB vai manter o controle da legenda porque não quer se tornar um novo PMDB", disse ontem o presidente tucano, Pimenta da Veiga.
Apesar de desejar uma maioria no Congresso que dê governabilidade ao eventual governo, Pimenta considera que a solução não é uma "filiação em massa" ao PSDB.
Pimenta se diz contrário à formação de um superpartido social-democrata e defende que, com a eventual vitória de FHC, seja criado apenas um bloco partidário de apoio ao governo.
"Coligação não é fusão", afirmou o tucano. Com isso, PSDB, PFL, PTB, PP e, possivelmente, o PL continuariam a existir e a "manter as suas identidades".
Segundo o presidente tucano, o PSDB só deve aceitar a filiação de políticos dissidentes de partidos que não derem um apoio institucional a FHC.
Apesar de se negar a citar legendas específicas, ele deixou claro que estava dirigindo seu recado a setores do PMDB, principalmente à dissidência gaúcha, como o senador Pedro Simon e o candidato ao governo Antônio Britto.
Mesmo no exemplo do PMDB, Pimenta defende um estudo caso a caso antes de aceitar a filiação. "Quem tem afinidade com o PSDB pode vir", disse o dirigente, "Mas quem tem um perfil diferente e quiser dar o seu apoio a FHC, deve permanecer em seu partido."
Maciel
O candidato a vice-presidente na chapa de FHC, senador Marco Maciel (PFL-PE), reuniu-se ontem com o governador de Pernambuco, Joaquim Francisco (PFL), e com o candidato do PFL ao governo do Piauí, deputado Átila Lira.
Maciel está preparando a agenda da viagem que fará ao Nordeste, a partir do próximo sábado, para reforçar a campanha de FHC na região. Ele vai visitar mais de 20 municípios nordestinos.

Texto Anterior: Senador nega envolvimento
Próximo Texto: Artistas cobram mais subsídio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.