São Paulo, quarta-feira, 10 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidatos começam a retirar a propaganda

DA REPORTAGEM LOCAL

A retirada da propaganda irregular das ruas de São Paulo, determinada anteontem pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), começou com atraso em função da demora na expedição dos comunicados oficiais pela Justiça.
Apenas candidatos a deputado estadual e federal pelo PMDB iniciaram ontem a remoção em atendimento à determinação da Justiça.
Anteontem a Justiça decidiu dar um prazo de 48 horas para a retirada da propaganda ilegal. A legislação prevê como irregular todo tipo de publicidade em locais públicos, como postes, viadutos e pontes.
A remoção do material pelos candidatos a deputado foi realizada em função da divulgação feita ontem pela imprensa. O TRE atrasou a distribuição dos comunicados por problemas operacionais.
Segundo a assessoria de imprensa do TRE, o tribunal optou por comunicar as administrações regionais, responsáveis pela remoção da propaganda caso os candidatos não atendam à determinação, antes de comunicar os partidos.
Nenhum candidato à Presidência e ao governo do Estado iniciou a retirada ontem.
Segundo os departamentos jurídicos dos partidos, não havia tempo hábil para a retirada em função do não recebimento dos comunicados oficiais da Justiça.
Os partidos começaram a receber as notificações por volta das 16h de ontem.
Devido ao atraso, os candidatos têm até amanhã à tarde para concluir a retirada. A decisão do TRE prevê um prazo de 48 horas a partir da notificação para a remoção.
Os candidatos ao governo do Estado, Mário Covas (PSDB), Barros Munhoz (PMDB), Luiz Antônio de Medeiros (PP) e José Dirceu (PT) pretendem iniciar a retirada hoje pela manhã.
Com a decisão da Justiça, os partidos pretendem priorizar as campanhas dos candidatos a deputado através do horário eleitoral gratuito e em locais particulares.
A legislação permite a veiculação de propaganda em locais particulares, como bares, clubes e muros de residências desde que autorizada pelos proprietários.
O partido com maior tempo na TV para a propaganda de deputados é o PSDB, 13min42s. Em seguida vem o PT, com 10min8s.
A candidata a deputada federal pelo PMDB, Alda Marco Antonio, citada anteontem como uma das candidatas que mais suja a cidade, iniciou a retirada pela manhã.
"Fiquei surpresa com a notícia da Folha e decidi pedir a retirada do material." Alda Marco Antonio tem cerca de mil pessoas colaborando na divulgação de sua campanha. Ela imprimiu até agora cerca de 100 mil cartazes.

Texto Anterior: Jornal inglês comenta troca de vices no Brasil
Próximo Texto: Juízes do interior notificam o governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.