São Paulo, quarta-feira, 10 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série recicla quase todo Roberto Carlos

Folha Imagem

LUÍS ANTÔNIO GIRON
DA REPORTAGEM LOCAL

Segue a reciclagem do material sonoro do cantor e compositor carioca Roberto Carlos, 51, 36 anos de carreira.
A Sony Music lança esta semana em CD remasterizado (reprocessamento digital que recupera o som da matriz original através de remixagem) 31 dos 36 títulos já gravados pelo músico ao longo de 34 anos, sempre para a mesma companhia. A coleção leva o nome de The Master.
O projeto da gravadora é realizar a criogenagem estética do "ídolo da juventude", como Roberto era conhecido nos anos 60.
A Sony veiculou há três semanas o clipe com a música "Se Você Pensa" com batida disco enxertada. Pretende lançar mais quatro discos até o fim do mês. São os trabalhos mais recentes.
Fica de fora o LP de estréia, intitulado "Sou Louco Por Você" e lançado em 1960. O artista baniu-o de seu repertório, por considerá-lo pouco genuíno.
Roberto exagera, já que em "Sou Louco Por Você", hoje uma raridade, está a chave para a explicação do estilo do cantor. Ali Roberto se revela um discípulo de João Gilberto. Interpreta sambas e canções com voz suave e pouco ruidosa. Se a Sony pudesse relançá-lo, seria um acontecimento.
Roberto continua com a idéia fixa de não ser identificado com a bossa nova e não quer se manifestar sobre o seu repentino rejuvenescimento mercadológico.
Costuma dar entrevista quando lança seus discos de fim de ano, que levam invariavelmente o título de "Roberto Carlos" desde 1970 (a exceção é um "Roberto Carlos Ao Vivo", de 1988).
A coleção The Master abarca quase todos os estilos que o cantor praticou. Vai dos primeiros rocks da Jovem Guarda, como "Splish Splash", de 1963, aos panfletos ecológicos dos anos 80. Passa pela fase italiana (o disco de San Remo, de 1968) e pelas baladas setentistas, como "Detalhes", do disco de 1971. Lá estão as canções cama-e-mesa do fim dos 80.
O estágio mais recente, que pode ser definida como sertanejo urbano, não é contemplada. Falta ainda o cateretê "Dietético", lançado no fim de 1993 em glorificação à obesidade feminina.
Cada CD da coleção vem embalado em uma capinha suplementar de papelão. As capas originais são mantidas na embalagem de plástico. A qualidade de som é melhor do que a dos mesmos títulos lançados em CD.
Não há outras melhorias às edições originais. Pelo contrário, acrescentaram-se algumas lacunas. Além da ausência de um livreto com letras, foram removidas as datas de produção.
Apagar tempo e lugar é um método tão eficaz de reciclagem como prejudicial à compreensão histórica. É impossível ter a idéia exata da arte de Roberto sem as informações básicas. Seria melhor deixar a eternidade para depois.

Série: The Master
Conteúdo: 31 CDs remasterizados do cantor e compositor Roberto Carlos
Lançamento: Sony Music
Quanto: R$ 20,00 (o CD, em média)

Texto Anterior: Lobisomem aproxima o homem do mal
Próximo Texto: TÍTULOS LANÇADOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.