São Paulo, quarta-feira, 10 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede local é opção para diminuir custos

MARIJÔ ZILVETI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O primeiro argumento para conectar mais de dois micros é a redução de custos. Ao ligar computadores em rede, ganha-se agilidade no compartilhamento de dados.
A economia também aparece quando o usuário percebe que apenas uma impressora pode suprir as necessidades de vários computadores conectados.
Mas não é apenas a redução de gastos que conta. Computadores conectados dão mais dinamismo aos usuários da empresa.
Em vez de passar comunicados para convocação de reuniões ou solicitações de relatórios, pode-se optar pela comunicação eletrônica.
Há vários programas no mercado indicados para "conversa" em rede de micros. Com isso, ganha-se tempo e o papel que era gasto para esse tipo de tarefa pode deixar de existir.
Escritórios de advogados com três a dez micros e profissionais na área de saúde são alguns dos exemplos de usuários que poderiam pensar em adotar rede.
Segundo o sócio-diretor da Andersen Consulting, Silvio Genesini, "todo usuário de computador que tenha dois ou mais micros trabalhando isoladamente pode ter benefícios com micros em rede".
Para instalar uma rede local pequena não é preciso desfazer-se de computadores comprados há mais de dois anos, que teoricamente poderiam ser considerados obsoletos.
O usuário tem de apelar para consultores especializados e, antes de mais nada, pedir um projeto.
São três os tipos de rede local: rede ponto a ponto, cliente-servidor e a multiusuária.
A primeira é indicada para quem não pode abrir mão de um micro para deixá-lo administrando a rede. Nesse caso, o "Novell DOS 7", o "Personal NetWare" e o "MS-Windows for Workgroups" são algumas das opções. A Tropcom vende kit completo (programa, placas e cabos).
A rede cliente-servidor pressupõe que uma das máquinas, a com mais capacidade de processamento de dados e mais veloz, seja a responsável pela administração das outras máquinas.
A Novell oferece "Personal NetWare", que no próximo mês ganha a versão 4.02, em português, e a IBM tem "OS/2 Lan Server 3.0 Entry".
Na rede multiusuária, um micro –um 486 com bastante capacidade em disco, por exemplo– faz todo o processamento e os outros funcionam apenas como terminais. Essa é uma forma de não desperdiçar investimentos em máquinas hoje ultrapassadas, como os 286.
Uma opção de servidor é o Compaq Prosignia VS, um 486 bem parrudo que tem desconto de 15% na Compushop, onde custa agora R$ 4.620.

ONDE ENCONTRAR
COMPUSHOP: tel. (011) 829-3366; TROPCOM: tel. (011) 536-9633

Texto Anterior: Feira em Boston mostra novos micros
Próximo Texto: INGREDIENTES PARA UMA REDE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.