São Paulo, quarta-feira, 10 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como melhorar o desempenho do 386

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Erramos: 18/08/94

Diferentemente do que afirma o subtítulo desta reportagem, compactadores de espaço em disco rígido não aumentam a velocidade de microcomputadores. Saiba como melhorar o desempenho do 386
Alguns procedimentos podem melhorar os recursos e a performance de micros 386, alongando sua vida útil.
Pode-se, por exemplo, duplicar a capacidade do disco rígido com programas especialmente desenvolvidos para isso, como o "Stacker", capazes de comprimir os dados, fazendo-os ocupar menos espaço no disco.
Mesmo com essa possibilidade, não se recomenda a compra de discos com menos de 127 megabytes, pois os programas estão exigindo cada vez mais espaço em disco para sua instalação.
A instalação de memória RAM extra também é recomendada. O padrão de 2 Mbytes das máquinas 386SX pode ser suficiente para aplicações DOS, mas, se o usuário pensa em utilizar ambientes gráficos, como o "Windows", vai precisar de memória adicional.
Para evitar excessiva lentidão, 4 Mbytes podem ser considerados um patamar mínimo. Cada pente de memória de 1 Mbyte custa em média R$ 59 nas mesmas empresas que montam micros (veja quadro ao lado).
Alguns periféricos baratos também melhoram os recursos da máquina. Um mouse, que pode ser encontrado por menos de R$ 20, é fundamental para bom uso de interfaces gráficas (substituem comandos digitados por figuras).
O usuário também pode instalar uma placa fax-modem no micro. Além de possibilitar a recepção e envio de fax, ela permite conectar o computador a outras máquinas e acessar diversos serviços on line, como BBSs. (PFSJ)

Texto Anterior: VEJA COMO EQUIPAR O MICRO
Próximo Texto: 486 custa pouco mais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.