São Paulo, quarta-feira, 10 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assassinado o único senador do Partido Comunista Colombiano

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Seis desconhecidos assassinaram ontem o senador Manuel Cepeda Vargas no centro de Bogotá (capital da Colômbia).
Cepeda estava em seu carro acompanhado por um segurança quando foi interceptado por uma caminhonete e uma motocicleta.
Uma testemunha descreveu o ataque: }Um veículo aproximou-se do carro em que viajava o senador e, aproveitando-se que ele (Cepeda) estava com a janela abaixada, um homem pôs a mão para dentro e atirou diversas vezes.
O segurança de Cepeda disse em entrevista à rádio RCN que o ataque apanhou-os de surpresa e eles não tiveram tempo de reagir.
Ninguém assumiu responsabilidade pelo ataque, mas a polícia desconfia do grupo Colsingue (Colômbia sem Guerrilha), formado há duas semanas.
Já a União Patriótica pediu ao recém-empossado presidente Ernesto Samper a investigação de diversos militares. Para a UP, eles são responsáveis pelo assassinato.
Cepeda era o único senador da coalizão esquerdista formada pelo PC e pela União Patriótica, braço político dos guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
Nascido em abril de 1930, ele era chamado de o }último dos comunistas da Colômbia.
Cepeda denunciou a abertura do último presidente soviético, Mikhail Gorbatchov, e se manteve fiel ao comunismo, mesmo após sua queda no Leste Europeu.
O senador dirigiu por 15 anos o semanário }Voz, órgão oficial do Partido Comunista. Antes de ser eleito para o Senado em março, ocupou cadeira na Câmara dos Deputados por quatro anos.

Texto Anterior: Arafat e Rabin se reúnem na fronteira
Próximo Texto: Cubanos matam oficial para sequestrar barco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.