São Paulo, quarta-feira, 10 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Muçulmanos fogem de Bihac após ofensiva

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cerca de 7.000 civis e soldados de uma tropa rebelde muçulmana fugiram ontem da região de Bihac, noroeste da Bósnia, rumo à área sob controle sérvio na Croácia.
A fuga foi causada pelo avanço de tropas do governo na região. Os rebeldes, leais ao empresário Fikret Abdic, lutam há cerca de um ano com o Exército. Abdic declarou autonomia em parte de Bihac.
A ofensiva do Exército começou na semana passada. Ontem, tropas do governo seguiam para o quartel-general de Abdic, em Velika Kladusa. A ONU informou que negociava a rendição de Abdic.
O secretário de Estado dos EUA, Warren Christopher, disse que o país pode propor a redução das sanções econômicas contra a Iugoslávia (Sérvia e Montenegro) se persistir o bloqueio contra os sérvios da Bósnia.
A Iugoslávia rompeu com os sérvios da Bósnia por causa da rejeição por eles de um plano de paz.
A ONU anunciou ontem a reabertura da ponte aérea de ajuda humanitária a Sarajevo. Os vôos haviam sido suspensos há três semanas, por falta de segurança.

Texto Anterior: Múltis exploram petróleo no Peru
Próximo Texto: Governo italiano acusa mídia de parcialidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.