São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula precisa de aliados

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
EDITOR DO PAINEL

O melhor desempenho de Lula, segundo a última pesquisa Datafoha, acontece nos Estado onde o candidato do PT tem aliado fortes concorrendo ao governo estadual. São os casos do Rio Grande do Sul, Bahia e, principalmente, Pernambuco.
Nestes Estados, nem sempre o candidato a governador é do PT como o gaúcho Olívio Dutra. Em Pernambuco, ele é apoiado por Miguel Arraes (PSB) e na Bahia, por Jutahy Jr., um dissidente do PSDB de Fernando Henrique.
A estratégia do candidato do PT previa, na primeira fase da campanha, viagens pelo interior de quase todas as regiões do país. Foram as caravanas, que chegaram a dar uma liderança de até 42% a Lula no começo de junho.
A segunda fase da campanha seria dedicada a consolidar esta intenção de voto. Mas como o candidato teria que se voltar para os grandes centros, a volta aos locais já visitados por ele ficaria a cargo de seu vice na época, José Paulo Bisol, e dos candidatos a governador.
A tática não deu certo porque o caso Bisol impediu o vice de fazer este trabalho e, exceto nos Estados já mencionados, as campanhas dos candidatos a governador que apóiam o petista não decolaram. Isto facilitou a subida de Fernando Henrique.

Texto Anterior: PL já apóia candidato tucano
Próximo Texto: Inflação e Itamar assombram FHC real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.