São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Questões centrais ; A confirmar ; Reduzindo custos ; Para depois ; Dois obstáculos ; Hipótese descartada ; Endosso parcial ; Retrocesso improvável ; Na imaginação ; Porta aberta ; Câmara do ar

Questões centrais
Vicentinho conversou com os líderes das outras três centrais sindicais para tentar uma proposta conjunta sobre o salário mínimo e uma posição comum em defesa do emprego.

A confirmar
Os dirigentes sindicais poderão se reunir na próxima semana para elaborar a proposta. Seria a primeira vez que ocorreria reunião entre as quatro centrais.

Reduzindo custos
A Volkswagen vai reduzir em 43% o número de vendedores nos EUA e Canadá, consolidando as operações nos dois países.

Para depois
Se depender de Aristófanes Fontoura de Holanda, do Sistema de Tributação da Receita Federal, mudanças na tributação das operações bancárias pelo PIS ocorrerão só na reedição da MP 567.
Ou na hipótese remota de sua votação antes de 30 de agosto.

Dois obstáculos
Para Holanda, "não é possível a mudança pretendida pelos bancos". Por dois motivos: a eventual queda na arrecadação e problemas jurídicos que impedem mexer na base de cálculo do imposto por meio de MP, já que ela foi fixada em emenda constitucional.

Hipótese descartada
A posição de Holanda foi uma ducha de água fria para um diretor da Andima, que esperava para esta semana acordo entre a Receita e o BC que permitisse deduzir da base de cálculo do PIS os juros pagos na captação de recursos.
Mais bancos deverão entrar na Justiça contestando o imposto.

Endosso parcial
O "Financial Times" aprova com ressalvas o Mercosul. A opinião foi formulada em seu principal editorial, importante formador de opinião da comunidade financeira internacional.

Retrocesso improvável
O jornal diz que o acordo deve garantir uma "economia brasileira relativamente aberta" e prevê que será muito mais difícil aos signatários voltar ao protecionismo.

Na imaginação
O editorial critica os governos por verem a criação de um bloco como resposta a um problema "imaginário" –o fato de suas economias estarem espremidas entre as de exportadores de tecnologia e as de salários ultrabaixos.

Porta aberta
O "FT" sugere que, para evitar obstáculos à competitividade global e à integração hemisférica, acordos como o Mercosul deveriam ser abertos a terceiros.

Câmara do ar
Amanhã, volta a se reunir a câmara setorial do setor da aviação.
Com a presença de empregados e empregadores.

Texto Anterior: Tabelamento de preços pode cair na ilegalidade
Próximo Texto: Boi na linha ; Desvio na rota ; Visão limitada ; ifrão na tela ; Rebeldia estadual ; Na medida ; Mão única ; Mais ainda ; Olho no lance ; Contra manipulações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.