São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 1994
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Estudo culpa Benetton por incêndio na Alemanha

ANDRÉ LAHOZ
DE PARIS

O vazamento de gasolina que gerou o incêndio na carro de Jos Verstappen, da equipe Benetton, no GP da Alemanha, no dia 31 de julho, pode ter sido consequência da retirada "deliberada" de um filtro de segurança pela equipe.
É isso o que afirma o comunicado de imprensa da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgado ontem.
Segundo a FIA, que se baseou em um estudo da empresa Intertechnique, responsável pelas investigações após o incêndio, "a existência de um corpo estranho não permitiu que o reabastecimento ocorresse conforme o previsto".
"Parece que esse corpo estranho ali estava pela retirada deliberada de um filtro de segurança, que serve exatamente para eliminar esse risco", diz o comunicado.
A retirada do filtro de segurança permitiria maior vazão do combustível e, portanto, um reabastecimento mais rápido.
Ainda ontem, a Benetton reconheceu ter retirado o filtro (leia texto ao lado).
A equipe deverá se apresentar no dia 19 de outubro perante o Conselho Mundial do Esporte Automobilístico para responder à acusação de ter alterado seu equipamento. No próprio dia 19, o conselho deverá anunciar o resultado do julgamento.
O porta-voz da FIA, Francesco Longanesi, não quis adiantar qual o tipo de punição que a Benetton poderá ter, se a suspeita se confirmar. "Cada caso é um caso", disse Longanesi. Mas admitiu que essa pena pode até mesmo ser a de desqualificação da equipe da temporada.
A FIA não quis comentar a possibilidade de o GP da Itália não ocorrer, após o governo lombardo (autoridade da região onde fica o circuito) ter rejeitado o plano de reforma da pista, que incluía o corte de árvores.
Mas o porta-voz da FIA afirmou estar pessimista sobre o GP. "Me parece que o GP da Itália está mais perto de não ocorrer do que de ocorrer."

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