São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado é mais exigente

DA REPORTAGEM LOCAL

A ampliação da oferta de produtos de informática no país torna os usuários mais exigentes e obriga a indústria a atingir um novo padrão de qualidade e confiabilidade.
É crescente o número de empresas que procura se adequar à norma ISO 9.000, um conjunto de diretrizes estabelecidas pela International Standard Organization (ISO) com as exigências mínimas para garantir a qualidade de um processo produtivo e/ou funcionamento de um produto.
A adesão a essas normas é voluntária, diz Arnaldo Pereira Ribeiro, presidente do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), órgão responsável pela política de certificação de produtos no país.
"Não é compulsório por lei, mas está se tornando compulsório em função do mercado. Você passa a ter garantia de que seu fornecedor atende a um certo mínimo de exigências", diz Ribeiro.
O governo também incentiva a adesão das empresas. Na área de informática, a adequação à ISO 9.000 é uma exigência para que as empresas que têm isenção de imposto, por fazer o processo produtivo básico no país, continuem a gozar do benefício.
A ISO 9.000 é uma espécie de diretriz para o uso das normas.
A 9.001 é a mais completa, cobrindo desde o projeto até o funcionamento do produto.
A 9.002 cobre produção e inspeção do produto e a 9.003 tem caráter de inspeção, não envolvendo projeto de produto.
As exigências, segundo Ribeiro, não são simples. Em geral, as empresas precisam de consultoria externa para fazer uma avaliação de seu processo de produção e das modificações necessárias.
"Geralmente, as empresas não conseguem o certificado na primeira auditoria do órgão certificador", diz o presidente do Inmetro.
Hoje, cerca de 350 empresas que atuam no Brasil têm o certificado –19 na área de informática (veja quadro ao lado). Em 1991, o total era de "pouco mais de uma dúzia", segundo Ribeiro.

Texto Anterior: Compaq vai produzir no país
Próximo Texto: IBM lidera; ABC é a melhor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.