São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja qual foi a metodologia usada

DA REDAÇÃO

Os dados do ranking foram, em sua maioria, informados pelas próprias empresas em resposta a questionário da Ilay Informática.
Parte delas não forneceu as informações. Nesse caso foram considerados os números já publicados relativos ao ano de 1992, e estimados os dados relativos a 1993.
Algumas empresas têm atuação meramente mercadológica e promocional, sendo a venda de seus produtos feita apenas por terceiros.
Nessa situação –a Microsoft é um exemplo– essas vendas foram estimadas e atribuídas à empresa.
O ranking usa receita líquida –faturamento menos impostos e devoluções–, indicador mais exato do desempenho das empresas.
A participação de cada linha de negócios no mercado total foi calculada levando-se em conta o conjunto das empresas, e não apenas as cem maiores.
Os itens relativos a automação bancária e comercial foram incluídos no segmento periféricos.
Empresas estatais de processamento de dados, que não concorrem no mercado, ficam fora da ranking (veja o quadro das maiores ao lado), assim como birôs de bancos.

Texto Anterior: Austin e Ilay fizeram ranking
Próximo Texto: Fim da reserva amplia oferta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.