São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 1994
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Edisa muda para lucrar

DA REPORTAGEM LOCAL

O segmento de periféricos, área que inclui de impressora para micros a discos de grande porte, é liderado no Brasil pela IBM, maior empresa de informática atuando no país (veja texto na pág. 8).
Logo em seguida vem a Edisa HP, empresa que tem capital do grupo nacional Iochpe-Maxion e participação da norte-americana Hewlett-Packard, maior fabricante mundial de impressoras a laser e jato de tinta.
A HP já vendeu mais de 10 milhões de máquinas a laser, no mundo. Em fevereiro deste ano, a marca foi superada pela empresa também no segmento de impressoras jato de tinta.
A corporação apresenta resultados financeiros positivos. Seu primeiro semestre fiscal deste ano, encerrado em abril (nov.93/abr.94), registrou um faturamento de US$ 11,9 bilhões.
Isso significa um crescimento de 23% em relação ao mesmo período, no ano passado. Os lucros cresceram 28%, atingindo US$ 776 milhões.
No Brasil, "a Edisa não vai tão bem quanto a HP, mas felizmente vai bem", diz o presidente da empresa, Flávio Sehn.
A empresa teve um crescimento de 20% nas vendas em 1993. Neste ano, pretende "repetir a dose", segundo Sehn, faturando cerca de US$ 200 milhões.
O executivo afirma que, depois do prejuízo ainda registrado em 1993, a empresa deve obter lucro neste ano.
Ele atribui o resultado negativo do ano passado ao processo de reestruturação enfrentado pela empresa, que "trouxe uma série de encargos".
O trabalho, com fechamento de algumas atividades e abertura de outras, provocou "disfunções", segundo Sehn.
"Nosso caso não é isolado. São modificações que atingiram todas as empresas brasileiras", afirma.
Depois do processo, a estrutura da empresa é "a mais enxuta possível. Temos que ser extremamente competitivos, não criando encargos improdutivos, nem duplicando esforços", diz Sehn.
Para o executivo, "o pior já passou. Daqui para a frente, vamos ter resultados positivos e ganhar participação de mercado".
Uma das medidas para atingir esse objetivo é a solidificação dos canais de distribuição. A empresa trabalha com distribuidores de massa, tem mais de 3.000 pontos de vendas no país.
A Edisa HP também pretende também explorar mais o mercado de usuários domésticos e dos pequenos escritórios.

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