São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contato com central garante o atendimento

CARLOS KAUFFMANN
DA REPORTAGEM LOCAL

Entre as obrigações do portador de um cartão de assistência está a de telefonar às centrais designadas na eventualidade de um acidente.
O procedimento só pode ser dispensado se não houver condições físicas (inconsciência, por exemplo) ou técnicas (falta de aparelhos) no momento da ocorrência.
Mesmo nessa hipótese, é necessário entrar em contato com a central o mais rapidamente possível, sob pena de perder os benefícios do plano.
As ligações telefônicas podem ser realizadas a cobrar ou, quando isso não for possível, diretamente (o cartão paga a ligação depois).
Um problema de comunicação não permitiu que Lorice D. (ela pede que não seja citado o sobrenome), 67, pudesse utilizar o cartão de assistência que adquiriu em 93 para uma viagem aos EUA.
Lorice estava num hotel da Disney World, na Flórida. Sentiu dores nas costas e resolveu pedir a ajuda da recepção para entrar em contato com a central do cartão.
"O funcionário recusou o pedido e disse que o atendimento deveria ser feito só pelo corpo médico do parque", disse.
Com medo do preço do serviço, Lorice acabou recorrendo à uma afilhada médica, que a acompanhava na viagem.
Na volta, informada do que ocorreu na viagem, a agência de turismo que havia vendido o cartão de assistência conseguiu para a cliente o reembolso integral do valor pago por ela pelo cartão.
Apesar das restrições contratuais que podem confundir quem possui um cartão de assistência, o serviço não tem sido alvo de queixas de consumidores.
O Procon (Coordenadoria de Proteção e defesa do Consumidor) não atendeu neste ano nenhuma queixa esse respeito. Em 93, o órgão acolheu duas reclamações. Uma delas foi resolvida por acordo e a outra ainda está pendente.
O Conselho Regional de Medicina (AMB) em São Paulo também não registrou queixas relativas a cartões.(CK)

Texto Anterior: Cartão de assistência exige boa pesquisa
Próximo Texto: Cartão internacional cobre emergências
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.