São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lazer cultural une pais e filhos na França

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Não há razão alguma para supor que Europa é programa de adulto e criança só se diverte na Flórida.
Pelo menos na França, há um esforço dos museus para atrair visitantes de pouca idade. Instalam jogos, computadores e equipamentos didáticos.
O público visado era o local. Mas os turistas estrangeiros acabam também lucrando.
Um castelo fortificado medieval, que abrigava reis e príncipes no século 13, fica dentro de Paris –o castelo de Vincennes. Armaduras, escudos e lanças, do século 12 em diante, permitem imaginar as cargas de cavalaria numa época em que as máquinas não intermediavam a guerra.
A Cidade da Ciência e da Indústria, em La Vilette, tem planetário, computadores, cinema com projeção em 360 graus e mostras sobre a conquista do espaço.
No Jardim das Plantas, são imperdíveis dois dos cinco museus instalados. A Grande Galeria, com a história multimídia da vida no planeta e o departamento de paleontologia, com ossadas de uma dezena de dinossauros de verdade.
Paris possui onze aquários ou zoológicos. O maior deles, no bosque de Vincennes, abriga entre seus hóspedes o Ien-Ien, urso panda de 22 anos, o mais antigo exemplar de sua raça em cativeiro.
Nada impede que os pais também levem seus filhos em lugares que em princípio só excitariam gente grande.
No Louvre há múmias e em Versalhes quartos de princesas que excitam a imaginação.
Existem programações essencialmente infanto-juvenis. O Parque Asterix e a Eurodisney ficam a menos de 40 quilômetros de Paris.
A grande vantagem no cumprimento destes programas está no fato de os pais também se divertirem e na existência de um bom sistema de transportes coletivos que dispensa aluguel de automóvel.
Para quem se dispõe a experimentar alta tecnologia, um pulo a Londres, como passageiro do TGV (Trem de Alta Velocidade) é recomendável.
O trem atravessa os 54 quilômetros do túnel construído debaixo do canal da Mancha. Estará funcionando em setembro.

Texto Anterior: Restaurante Mariko faz um banquete de Osaka ; Hotel de Ilha Grande faz festival do camarão ; São Bento do Sapucaí tem trutas no cardápio ; Transamérica terá brunch no Dia dos Pais
Próximo Texto: Museus lotam durante férias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.