São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No exterior até Inamps "atende" sem filas

CARLOS KAUFFMANN
DA REPORTAGEM LOCAL

Um serviço oferecido pelo Inamps (Instituto Nacional de Assistência Médica de Previdência Social) permite obter socorro médico gratuito na rede de saúde pública da Itália, Espanha, Portugal, Argentina e Uruguai.
A assistência médica nos hospitais públicos dos cinco países não tem restrições. Ela abrange emergências, internações hospitalares, cirurgias, exames, medicamentos, problemas odontológicos etc.
Não há filas ou espera para obter o chamado "certificado de direito à assistência médica durante estadia temporária". O Inamps não cobra nada pela emissão do documento.
O único pré-requisito é ser segurado ou contribuinte há pelo menos um ano da Previdência Social –empregado, autônomo, empregador, aposentado ou pensionista.
O titular do certificado pode estender os benefícios de assistência médica a dependentes (filhos de até 21 anos e esposa), desde que leve a documentação requerida.
A validade do certificado varia de acordo com o período da viagem, até o máximo de um ano.
O documento é prorrogável com a apresentação dos últimos comprovantes de contribuição previdenciária. Tanto a emissão como a renovação do certificado podem ser feitas por terceiros.
É possível também obter o documento com valor retroativo, na hipótese de o viajante ter precisado de socorro sem possuir o certificado naquele momento.
O atendimento de brasileiros na rede pública de saúde de outros países é fruto de acordos diplomáticos bilaterais feitos no início da década de 70.
Segundo José de Abreu, 34, do setor de Acordos Internacionais do Inamps de São Paulo, espera-se em breve que esse benefício seja válido em um sexto país, a Grécia.

SETOR DE ACORDOS INTERNACIONAIS DO INAMPS: Av. 9 de Julho, 611, térreo, Bela Vista, São Paulo. Tel. (011) 239-2197. Abre de segunda a sexta, das 8h às 13h. Grátis.

Texto Anterior: Publicitária contraiu dengue em Porto Rico
Próximo Texto: Documento sai em cinco minutos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.