São Paulo, sábado, 13 de agosto de 1994
Próximo Texto | Índice

Cabo eleitoral; Aviso aos navegantes; Devagar com o andor; Pé atrás; Campo adversário; Outra corrente; Fica no vídeo; Pânico televisivo; Onde complica; Ainda o plano;

Cabo eleitoral
A razão que levou FHC a anunciar que manterá Ricupero na Fazenda caso ganhe a Presidência foi a constatação de que o ministro dá votos. Pesquisas tucanas atestam a popularidade do ministro.

Aviso aos navegantes
A continuidade de Ricupero teria ainda a função de sinalizar para os agentes econômicos que o processo de estabilização não sofrerá mudança de rota. A equipe de FHC acha que tal garantia intimidará as apostas contra o plano.

Devagar com o andor
Não há consenso na cúpula tucana sobre o momento de se começar a campanha pelo voto útil, com o objetivo de eleger FHC no primeiro turno. O grupo dominante acha que a proposta só fará sentido a partir de 15 de setembro.

Pé atrás
Apesar de animados com a virada de FHC, amigos de Itamar ainda tratam com muita cautela a possibilidade de o tucano vencer no primeiro turno. Querem esperar um pouco antes de apostarem.

Campo adversário
A cúpula da campanha de FHC ficou especialmente satisfeita com os números do Datafolha no Distrito Federal. O tucano está cinco pontos à frente de Lula numa área que concentra funcionários públicos e é considerada reduto petista.

Outra corrente
Líderes petistas que previam a transferência para Lula, no segundo turno, dos votos de Brizola mudaram o tom: o Datafolha mostra que os brizolistas se dividem ao escolher um novo candidato, com alguma vantagem para FHC.

Fica no vídeo
O PT chegou a ensaiar um programa eleitoral em que Lula apareceria menos, cedendo espaço a clipes musicais, mas as pesquisas qualitativas desaconselharam a mudança. Avaliou-se que o candidato estava sendo "escondido".

Pânico televisivo
A pregação do PSTU no horário eleitoral da coligação é um dos alvos da reunião do diretório do PT. A proposta de salário mínimo de R$ 500 estaria afastando o eleitor de Lula preocupado em como pagar uma empregada doméstica.

Onde complica
Líderes no Congresso avaliam que, se FHC realmente quiser formar um grande partido, vai esbarrar em realidades regionais. Não será fácil, por exemplo, pedir às bases paulistas do PMDB e PSDB para viverem sob a mesma sigla.

Ainda o plano
Caciques da campanha de Lula creditam a virada de FHC ao fato de somente agora o real estar se tornando conhecido nos grotões. E também ao efeito do programa de TV do tucano, que reforçou nessas regiões sua ligação com o plano.

Próximo Texto: Tragédia à vista; Torre de controle; Santo forte; Furto aquático; Parte interessada; Visita à Folha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.