São Paulo, sábado, 13 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Regulamento dificulta eliminação

DA REPORTAGEM LOCAL

Ninguém será eliminado na primeira fase do Campeonato Brasileiro deste ano. O regulamento de 94 volta a adotar uma fórmula fracassada dos campeonatos gigantes da segunda metade dos anos 70.
Os Campeonatos Brasileiros de então tinham repescagens cujo objetivo era apenas evitar a eliminação de uma equipe muito antes do fim da temporada.
Os 24 times deste ano foram divididos em quatro grupos de seis. Os quatro primeiros de cada chave passam à fase seguinte.
Os dois últimos vão para uma repescagem com dois grupos de quatro, que vale duas vagas para seguirem no campeonato.
É aí que surge o item mais contestado do regulamento: os dois times que passam pela repescagem, disputada em turno e returno, vão diretamente à terceira fase.
Ou seja, ficam automaticamente entre os oito finalistas, e, embora tenham sido as piores da primeira fase, passarão a figurar entre as oito melhores equipes do país.
Enquanto os oito piores resolvem quem é o menos ruim, os 16 classificados da primeira fase se dividem em dois grupos de oito.
No turno, jogam dentro da chave. Os clubes do Grupo E se enfrentam, com o mesmo acontecendo com os do Grupo F. Os campeões de cada um dos grupos estará automaticamente classificado para as quartas-de-final.
A equipe que conseguir a primeira colocação em cada um dos quatro grupos começará esse turno com um ponto; os demais o iniciam sem ponto algum.
No returno, todas as equipes começarão com a pontuação novamente zerada. Nessa fase haverá cruzamento entre os times do outro grupo: os clubes de 'E' enfrentarão os de 'F'.
Novamente, o campeão de cada grupo passaará para as quartas.
Caso um time vença o turno e também o returno, não disputará os jogos relativos às quartas-de-final: vai direto às semifinais.
Se acontecer de, em ambos os grupos, os dois turnos serem vencidos pelo mesmo time, o que seriam as quartas-de-final passam a ter apenas dois jogos.
Jogariam então as outras quatro equipes que têm o direito de participar da fase: as duas que sairem da repescagem e as duas com melhor campanha dos grupos E e F.
A partir daí, sempre que uma nova fase se iniciar, as equipes terão suas contagens zeradas.
Os critérios de desempate são, na ordem, e sempre por fase, os seguintes: maior numero de vitorias, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de gols sofridos, melhor "gol average" (gols sofridos divididos pelos gols feitos) e confronto direto (entre dois clubes).
No caso de os finalistas empatarem em todos os critérios, serão levadas em consideração todas as cinco fases do campeonato.

Texto Anterior: Paulistas mantêm favoritismo
Próximo Texto: Série B tem 24 equipes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.