São Paulo, sábado, 13 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista tira folga em Gramado

GUSTAVO KRIEGER
ENVIADO ESPECIAL A GRAMADO (RS)

A passagem por Gramado (RS), foi um momento de folga na agenda do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
O candidato não fez comícios e se limitou a um jantar com artistas que participam do Festival de Cinema Latino-Americano, na noite de quinta-feira.
Ontem Lula reservou a manhã para descansar e visitar pontos turísticos da cidade da região serrana do Rio Grande do Sul.
O jantar com os artistas deveria ser um debate sobre o programa de governo de Lula para a área da cultura. A discussão não aconteceu.
O programa foi anunciado pelo ator Sérgio Mamberti. O candidato do PT limitou-se a dizer que vai "colocar os artistas para discutir, até chegar a um acordo sobre a política cultural".
Lula adaptou seu discurso de palanque ao público de artistas e intelectuais. Acabou tropeçando no português, ao criticar a aliança do candidato do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, com o PFL.
"Diz-me com quem tu andas que eu vou dizer quem tu sois (sic)" disse Lula, ao criticar a aliança.
Lula se comparou ao personagem principal do filme "Cinema Paradiso", do italiano Giuseppe Tornatore.
"Quando eu vi no filme aquele moleque perereca projetando o filme no muro da praça, eu lembrei da minha infância. Eu era tão pobre que não ia ao cinema e só via filmes quando passavam na praça", disse o candidato.
O presidenciável vestia um sobretudo de lã preta, que havia recebido horas antes do empresário Alfredo Sehbe, dono do Hotel Alfred, de Caxias do Sul (RS).
Longe dos comícios, o petista voltou a fumar charutos cubanos entre tragos de vinho gaúcho. Ele desistiu de fumar charutos em eventos públicos porque as pesquisas realizadas por sua assessoria concluíram que o hábito lhe dava um ar "elitista".
Ontem Lula permaneceu em Gramado até 14h30. Visitou a cascata do Caracol e o Lago Negro, pontos turísticos da cidade.

Texto Anterior: Igreja ajuda Lula em campanha no Sul
Próximo Texto: PT retira duas candidaturas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.