São Paulo, sábado, 13 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT retira duas candidaturas

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O Diretório Nacional do PT começou a intervir nas anêmicas campanhas estaduais do partido para tentar salvar a candidatura Lula. As candidaturas próprias aos governos da Paraíba e do Rio Grande do Norte serão retiradas.
A decisão foi tomada ontem para permitir o apoio do PT a Antônio Mariz (PMDB) e Wilma Faria (PSB), candidatos aos governos da Paraíba e Rio Grande do Norte, respectivamente.
No Paraná, o PT vai apoiar oficialmente a candidatura do ex-governador Roberto Requião (PMDB) ao Senado.
"Todas as campanhas estaduais estão subordinadas à nacional", anunciou Luiz Eduardo Greenhalgh, um dos coordenadores da campanha de Lula.
A decisão tenta romper o confinamento político imposto a Lula pela aglutinação de forças em torno de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Em troca, Mariz deve formalizar o aval a Lula e Requião, embora não tenha prometido subir no palanque lulista, emitirá mais sinais de apoio ao candidato.
Na questão real, o PT continua andando em círculo. O partido admite que subestimou o peso eleitoral do plano econômico. "Vamos mostrar o que é mito e realidade no real", afirmou Greenhalgh.
O discurso petista sobre o Plano Real enfatizará, mesmo sem utilizar a expressão "estelionato eleitoral", que a parte mais dura das medidas virá depois da eleição.
"Vamos acentuar que o caráter recessivo do plano virá após a disputa presidencial", disse o coordenador petista.
Pesquisas internas da campanha apontaram que junto com a aprovação às medidas, boa parte do eleitorado desconfia que o plano pode acabar logo após a eleição.
Na TV, Lula será apresentado como o "candidato da esperança" e FHC como "prisioneiro" de suas alianças, portanto incapaz de promover mudanças estruturais.
O programa de TV de Lula dará prioridade à apresentação de propostas de governo. "Havia muito não no programa e agora vamos partir para o sim", resumiu Greenhalgh.

Texto Anterior: Petista tira folga em Gramado
Próximo Texto: Desprendimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.