São Paulo, sábado, 13 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC vira em 3 Estados

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
EDITOR DO PAINEL

Em duas semanas, Fernando Henrique superou Lula no Distrito Federal e em três Estados onde perdia ou empatava com o petista na intenção de voto para o 2º turno: Rio, Bahia, Ceará.
No Rio, onde empatavam em 43%, o tucano livrou 11 pontos de vantagem. Na Bahia, onde perdia por 43% a 45%, saltou 7 pontos à frente. No Ceará, ampliou sua margem de 3 para 12.
No DF, saiu do empate técnico (45% a 46%) para liderar por dez pontos.
Em Pernambuco, onde o candidato do PT tinha uma vantagem de 16 pontos percentuais (51% a 35%), Fernando Henrique empatou estatisticamente: 44% a 43%. No Rio Grande do Sul, FHC diminuiu sua desvantagem, que era de 17 pontos, para 9 pontos.
As situações mais dramáticas para Lula, entretanto, estão em São Paulo, Minas e Paraná. O tucano, que já levava vantagem nestes Estados (três dos maiores colégios eleitorais do país), ampliou-a ainda mais: 21, 24 e 30 pontos, respectivamente.
Explica-se: no Nordeste e nas pequenas cidades o real demorou mais para fazer sentir seu efeito e, com a entrada no ar do horário eleitoral, o tucano reforçou sua ligação com o plano. Além disso, parte do eleitorado fluminense e gaúcho de Brizola parece estar migrando de Lula para o tucano.

Texto Anterior: Apuração começa só no dia seguinte da eleição
Próximo Texto: Saúde quer imunizar 18 milhões de crianças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.