São Paulo, sábado, 13 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apuração começa só no dia seguinte da eleição

FLÁVIA DE LEON
DA ENVIADA ESPECIAL A BLUMENAU (SC)

A apuração dos votos só vai começar no dia seguinte ao da eleição. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai baixar resolução determinando que as urnas só sejam abertas no dia 4 de outubro, às 8h.
O presidente do TSE, ministro Sepúlveda Pertence, afirmou que a medida será necessária porque a votação deve atrasar em várias seções eleitorais.
"Já que não haverá uma votação rápida, o melhor será deixar para o dia 4 de manhã", disse.
O atraso na votação é previsto pelo TSE desde que o Congresso rejeitou a emenda que pretendia instituir o uso de duas urnas, uma para os votos da eleição majoritária (presidente, governador e senador) e outra para os da proporcional (deputados estaduais, federais e distritais).
Para minimizar o problema, o TSE está recomendando o uso do maior número possível de cabines nas seções. A lei determina que cada seção deve ter o mínimo de duas cabines.
"Como não foi aprovado o uso de duas urnas, o que resta é usar mais de duas cabines", disse Pertence.
Voto
Pertence disse esperar que a próxima eleição dispense o uso de cédulas de papel. "Esta é a provocação que faço, porque o mais difícil, que é a informatização das zonas eleitorais, está pronto", afirmou.
A repórter FLÁVIA DE LEON viaja a convite da Prefeitura de Blumenau.

Texto Anterior: Disputa está equilibrada em Goiás e no Paraná
Próximo Texto: FHC vira em 3 Estados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.