São Paulo, sábado, 13 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MP cobra dados sobre despoluição

LUIZ CARLOS DUARTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério Público enviou ofício ontem ao governo do Estado solicitando informações sobre a qualidade da água do rio Tietê.
O pedido baseia-se em reportagem da Folha publicada quarta-feira, que revelou aumento da poluição da água do Tietê coletada na estação da barragem Edgard de Souza, em Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo.
Segundos dados oficiais da Cetesb, a média anual do IQA (Índice de Qualidade da Água) caiu de 21,1 (ruim), em 1990, para 17,6 (péssimo), em 93, e para 13,4 (péssimo), no primeiro semestre de 94.
O promotor Motauri Ciocchetti de Souza, 29, de Justiça do Meio Ambiente, solicita ao secretário de Planejamento e Gestão, José Fernando Boucinhas, cópia dos relatórios de medição dos índices IQA, DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e DQO (Demanda Química de Oxigênio).
O pedido refere-se às análises feitas na região metropolitana nos últimos quatro anos.
O deputado estadual Ivan Valente (PT) encaminhou ontem ao presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia, deputado Lobbe Neto (PMDB), pedido de audiência pública para discutir o atual projeto de despoluição do rio Tietê.
Ele pede a convocação, entre outros, dos secretários José Fernando Boucinhas, de Planejamento e Gestão, Edis Milaré, do Meio Ambiente, dos presidentes da Cetesb, Nelson Vieira de Vasconcelos, e da Sabesp, Luiz Appolonio Neto, e do coordenador-adjunto do Projeto Tietê, Lineu Alonso.
Boucinhas, em nota distribuída à imprensa, disse que a convocação será uma "ótima oportunidade para esclarecer alguns deputados, que demonstram ignorância total sobre o projeto".

Texto Anterior: PMs pedem doação de alimentos para a cesta básica dos soldados
Próximo Texto: Secretaria solta lista de produtos irregulares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.