São Paulo, sábado, 13 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra ensina técnica de arranjo floral japonês

DA REPORTAGEM LOCAL

Até amanhã, uma exposição de ikebanas (arranjos florais japoneses) estará aberta à visitação pública no Centro Cultural Banco Real. Participam mais de cem artistas nikkeys (brasileiros descendentes de japoneses) e brasileiros de 14 escolas de ikebana de São Paulo.
Durante a mostra, mestres no assunto estarão ensinando as técnicas de montagem dos arranjos aos interessados. Hoje, paralela à exposição, haverá uma demonstração da cerimônia japonesa do chá.
A mostra é organizada pelo Consulado do Japão em São Paulo, Associação Nacional de Turismo Japonês e Associação Ikebana do Brasil e começou na última quarta.
O maior arranjo da exposição é o de Emilia Tanaka, da escola Ikenobo, que tem 2 metros de altura.
Segundo o responsável pelo departamento cultural do consulado, Kiyoshi Ishi, a ikebana surgiu como uma oferenda para o altar em cerimônias japonesas. Hoje é sinal de respeito. Por isso, toda casa tem um arranjo na sala de estar para receber visitas.
Em todos os arranjos, os cabos das flores são fixados em um suporte com várias "agulhas". As flores são então colocadas em vasos rasos, geralmente ovais, com água.
33ª Exposição Conjunta de Ikebana - av. Paulista, 1.374, das 10h às 16h. Entrada franca.

Texto Anterior: PM arrecada alimento para ajudar soldados
Próximo Texto: Hidrômetro some de terreno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.