São Paulo, sábado, 13 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irã troca De Kooning por manuscrito antigo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Irã trocou um nu do pintor contemporâneo norte-americano Willem De Kooning por um manuscrito do "Livro dos Reis", de Firdusi, poeta épico persa medieval. As obras foram trocadas no aeroporto de Viena.
A troca foi anunciada em Teerã pelo primeiro vice-presidente do Irã, Hassan Habibi. A tela de De Kooning chama-se "Mulher Número 3". De acordo com Habibi, foi o caráter "não apresentável" do quadro que levou o governo do Irã a querer trocá-lo.
O governo iraniano cedeu a obra em troca do manuscrito de Firdusi, que estava em poder dos herdeiros do colecionador norte-americano Arthur Houghton, morto em 1992. Houghton tinha adquirido o texto em 1959 de Edmondo Rotschild, que o possuía desde 1903.
Avaliado em US$ 20 milhões, o exemplar do "Livro dos Reis" é constituído de 118 páginas em cores. O quadro de De Kooning tinha sido comprado pelo Irã no regime anterior à revolução xiita.

Texto Anterior: Sílvio de Abreu estréia como dramaturgo
Próximo Texto: Orquestra de Lille se apresenta no Municipal ; Livraria traz importados a preços populares ; Mostra de Cuiabá está com inscrições abertas ; Revista traz especial do Barroco Contemporâneo ; Marcelo Rubens Paiva lança novo livro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.