São Paulo, sábado, 13 de agosto de 1994
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Gramado encerra mostra competitiva

AMIR LABAKI
ENVIADO ESPECIAL A GRAMADO

Dois filmes europeus fecham na noite de hoje a mostra competitiva do 22º Festival de Gramado - Cinema Latino. Apenas a presença de Claudia Cardinale no elenco, abrindo assim uma remota possibilidade de sua presença no festival, afinal não confirmada, justifica a inclusão do francês "Ela Só Pensa Nisso", de Charlote Dubreuil. Já o italiano "Barnabo das Montanhas", quinto longa-metragem em vinte anos de carreira de Mario Brenta, credenciou-se ao participar da competição em Cannes-94, ainda que sem despertar maiores paixões.
O curta carioca de animação "El Macho", de Ennio Torresan Jr., encerra a disputa na categoria de 35 mm. Fora de competição, serão exibidos à tarde "Lamarca", de Sérgio Rezende, e "Efeito Ilha", de Luiz Alberto Pereira.
A noite de encerramento apresentará dois filmes. Uma cópia nova, vinda da Itália, de "A Noite" (1960) vai homenagear o convidado de honra, Michelangelo Antonioni. O colombiano "A Estratégia do Caracol", de Sérgio Cabrera, vencedor de Gramado-92 com "Técnicas de Duelo", será exibido "hors-concours". Segue-se a cerimônia de entrega dos kikitos.
O franco favorito é o cubano "Morango e Chocolate", de Tomás Gutierrez Alea e Juan Carlos Tabío, já premiado em Havana-93 e Berlim-94. Até aqui, é o único grande filme do festival. O irregular mas contundente "A Causa Secreta", do brasileiro Sérgio Bianchi, posiciona-se bem para o Prêmio Especial do Júri. Entre os curtas, "Amor", de José Roberto Torero, e "O Amor Materno", de Fernando Bonassi, devem repartir os principais kikitos.
O longa-metragem "Ovos de Ouro", do espanhol Bigas Luna, não deve sair com as mãos abanando. Agradou a alguns jurados e foi bem aplaudido. É uma pornochanchada bem produzida sobre a ascensão e queda de um machão arrivista, que adora Julio Iglesias, sonha com Miami e usa e abusa das mulheres, entre as quais as valiosas Maria de Medeiros e Maribel Verdú ("Sedução"). Um filme rasteiro e previsível, que comprova o ridículo das comparações entre Luna e Almodóvar.
Se a média da competição subiu pouco, o movimento do festival recuperou vários pontos neste ano. O número de "estrelas" circulando, ainda que sem qualquer vinculação com os filmes programados, é o maior dos últimos anos, reunindo de Paulo Ricardo a Cláudia Abreu. E o ascético Michelangelo Antonioni garante sozinho todo o prestígio que Gramado sonha ter.
O crítico AMIR LABAKI viaja a Gramado a convite da organização do festival.

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