São Paulo, sábado, 13 de agosto de 1994
Próximo Texto | Índice

Lira italiana tem desvalorização recorde

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A lira italiana atingiu o seu nível mais baixo. A cotação fechou a 1.026 liras por marco alemão, tendo atingido durante o dia 1.030 liras por marco. A perda acumulada na semana chega a 2,86%.
Tradicional refúgio de investidores nos momentos de incerteza, o franco suíço subiu 3,5%, de 1.182,54 para 1.224,02 liras por franco.
Analistas dizem que a queda da lira deve-se à alta generalizada do marco nos mercados europeus e dúvidas sobre a estabilidade do governo Silvio Berlusconi, marcado por desentendimentos entre os integrantes da coalizão.
Numa tentativa de acalmar o mercado, o premiê apelou para a unidade da coalizão governamental –formada pelos neofascistas da Aliança Nacional, os autonomistas da Liga Norte e a Força Itália de Berlusconi.
Em entrevista à televisão estatal, Berlusconi disse que a situação econômica italiana nunca foi tão boa e culpou especuladores pela queda da lira e da Bolsa de Valores de Milão.
A Bolsa milanesa chegou a registrar queda de 5%. No final do dia, o índice Mibtel registrou uma queda de 3,07%.
}Foi o efeito natural de investidores abandonando um mercado no qual não acreditam mais, disse Massimo Gaggiotti, corretor da empresa milanesa Intereuropa SIM. }As pessoas vão vender ainda mais, completou.
A alta anteontem de 0,5 pontos –de 7% para 7,5%– na taxa de desconto pelo banco central italiano colaborou para a queda de Bolsa. Segundo o banco, essa alta visava proteger a lira.

Próximo Texto: Ministro culpa "judeus de NY"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.