São Paulo, sábado, 13 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

Coréia aceita o controle de usina Nuclear

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Coréia aceita o controle de arma nuclear
A Coréia do Norte está disposta a respeitar o Tratado de Não-Proliferação Nuclear.
Pyongyang também comprometeu-se a não reprocessar o plutônio de 8.000 barras de combustível utilizado. O reprocessamento permite fabricação de armas atômicas.
"Durante nossas discussões, concordamos que as barras serão guardadas numa piscina de resfriamento por um longo período", disse o vice-ministro das Relações Exteriores, Kang Sok-ju.
As delegações norte-coreana e dos EUA divulgaram na madrugada de hoje um comunicado conjunto depois de negociações em Genebra.
No comunicado, os dois países se declaram dispostos a }estabelecer no futuro relações diplomáticas e a normalizar completamente suas relações econômicas e políticas.
Segundo o comunicado, a "Coréia do Norte está disposta a substituir seus reatores de grafite por reatores de água leve e os EUA a facilitar à Coréia do Norte a obtenção de reatores de água limpa e entregar-lhe uma energia substitutiva durante o período de transição".
O governo de Pyongyang também se declarou disposto a congelar a construção de reatores de 50 e 200 megawatts e concorda que a Agência Internacional de Energia Atômica faça visitas de inspeção.

Texto Anterior: Ruanda é pior lugar do mundo, diz brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.