São Paulo, sábado, 13 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

Joio e trigo da imprensa; Flávio Rocha e os bônus; Venha conhecer a Unesp; Solidariedade a Romano; Pesquisas eleitorais; Quarteirização; Boicote a Erundina; Efeito Bisol; Faça alguma coisa!

Joio e trigo da imprensa
"Desesperada a propaganda do 'Jornal da Tarde', oferecendo um atlas um dia antes do lançamento do da Folha. O tiro sairá pela culatra, pois a atitude comprova a falta de criatividade dos editores daquele jornal, que copiaram a idéia inovadora da Folha. Se são capazes de copiar um atlas, imaginem as matérias jornalísticas. Estas iniciativas da Folha são ótimas para que os leitores aprendam a separar o joio do trigo da nossa imprensa."
Alex O. R. de Lima (São Paulo, SP)²

Flávio Rocha e os bônus
"Salve a democracia! Salve a liberdade de imprensa! Parabéns para a Folha! Imprensa livre é como mulher bonita: não dá pra não gostar!"
Raul Maselli (São Paulo, SP)

Venha conhecer a Unesp
"O professor Isaias Raw (9/08) refere-se à Unesp como uma 'colcha de retalhos que a cada ano absorve mais uma escola privada ou municipal inadimplente'. Com todo o respeito que o autor merece, sou obrigado a contestá-lo em função do equívoco e da inverdade de sua afirmação. O que ele diz ser uma colcha de retalhos vem se constituindo em uma profícua e salutar experiência de universidade multicampus, com projeto próprio e identidade definida. A distribuição das 24 unidades da Unesp por 15 cidades das diversas regiões do Estado assegura oferta descentralizada do ensino superior de qualidade, permite a vinculação da pesquisa científica e tecnológica a diferentes demandas regionais e contribui para elevação do nível cultural das cidades. A Unesp nunca absorveu nenhuma escola privada economicamente inadimplente. Em 1987 encampou o Instituto de Física Teórica, em São Paulo, que funcionava com verbas do CNPq; em 1988, absorveu o Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente e encampou a Universidade de Bauru, ambos mantidos pelas respectivas prefeituras municipais e com as anuidades pagas pelos alunos. O que havia em comum entre essas três instituições era o excelente potencial que tinham para crescer, do que estavam impedidas pela limitação de recursos que recebiam de suas fontes mantenedoras. Portanto, vieram contribuir com o sistema universitário público paulista. O professor Raw utilizou mal a Unesp em seu artigo. Se a conhecesse, veria que se trata de um exemplo positivo no seu propósito de discutir 'a responsabilidade da universidade frente a sociedade que a mantém'."
Arthur Roquete de Macedo, reitor da Universidade Estadual Paulista –Unesp (São Paulo, SP)

Solidariedade a Romano
"Queremos manifestar nosso total solidariedade ao articulista Roberto Romano, vítima da prepotência daqueles que se acostumaram à impunidade e à imunidade, como se a eles pertencesse a função de servidor público delegada pelo voto dos eleitores."
Frei Márcio Couto (prior), Frei Oscar Lustosa, Frei Carlos Josaphat, Frei João Xerri, Frei Airton Pereira, Frei Jorge Cid, Frei Guilherme Pinto, Frei Gilberto Gorgulho, Frei Leonardo Feitosa, Frei Betto, frades dominicanos do covento das Perdizes (São Paulo, SP)

Pesquisas eleitorais
"O artigo do ex-presidente José Sarney publicado na Folha de 12/08, sob o título 'O lado oculto das pesquisas', contém um pequeno equívoco. As pesquisas de opinião para fins políticos são realizadas nos EUA de forma regular desde 1935, não 1945 como afirma o senador. Na citada data, Jorge Gallup fundou o American Institute of Public Opinion, que já em 1936 previa acertadamente a vitória de Franklin Roosevelt contra Alfred Landon."
Ney Lima Figueiredo, diretor-geral do Cepac –Pesquisa, Análise e Comunicação (São Paulo, SP)

Quarteirização
"Lendo o artigo publicado em 10/08, com o título 'Semco lança no país a quarteirização', fiquei muito feliz em saber que uma empresa com a respeitabilidade da Semco também está lutando para divulgar o moderno e eficaz conceito de quarteirização no Brasil. Como a minha empresa está atuando há dois anos nesse setor, acredito que tenho dados mais concretos em relação aos resultados efetivos."
Maria Albertina Gomes Bernacchio, da MAB –Assessoria Comercial (São Paulo, SP)

Boicote a Erundina
"A respeito da matéria 'Três candidatos têm chances em SP', de autoria do repórter Américo Martins (1/08): não é verdade que haja 'boicote velado' à candidatura ao senado de Luiza Erundina. Muito pelo contrário, todos os esforços estão sendo empreendidos para garantir sua eleição. É completamente extemporânea e capciosa a afirmação de que 'os setores mais à esquerda do PT ainda não assimilaram a participação da ex-prefeita de São Paulo no governo Itamar Franco'. Todos os setores do partido, independente da avaliação que façam daquele episódio, ocorrido no primeiro semestre de 1993, estão empenhados na candidatura de Luiza Erundina. É mentira que 'a ex-prefeita não conseguiu nem mesmo montar um escritório eleitoral'."
Valter Pomar, secretário de Comunicação da Executiva Estadual do PT (São Paulo, SP)

Resposta do jornalista Américo Martins – As informações antecipadas pela Folha são verdadeiras. Elas foram comprovadas esta semana pela própria Luiza Erundina, que rompeu com a produtora montada pelo PT para produzir a propaganda dos candidatos do partido no rádio e na TV.

Efeito Bisol
"A atitude do PT ante o episódio Bisol foi estarrecedora. A insensibilidade política do comando da campanha e a inércia da militância diante do fato empurraram a candidatura Lula para o buraco. Só muita ingenuidade política poderia explicar tamanha imbecilidade. No Brasil, a versão vale mais do que o fato, e a versão Bisol é sinônimo de oportunismo, de falso moralismo, enfim, de um comportamento ético condenável, e o mais eficiente cabo eleitoral hoje é justamente a decantada ética. Em política não basta ser honesto, tem que parecer honesto."
Antônio de Pádua Fleury Curado (Goiânia, GO)

Faça alguma coisa!
"Estou promovendo um protesto contra o Congresso atual (foto de adesivo reproduzida acima), na tentativa de ter uma chance para melhorar. Quero pedir a todo cidadão esclarecido que faça alguma coisa também."
Gijo Kikuti (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Entre acertos e erros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.