São Paulo, domingo, 14 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

Comício de FHC em SE inaugura obra pública

TALES FARIA
ENVIADO ESPECIAL A ARACAJU (SE)

O candidato do PSDB à Presidência, Fernando Henrique Cardoso, participou ontem à noite em Aracaju do comício de inauguração de uma obra pública: o projeto de urbanização da orla marítima da cidade, que custou US$ 5 milhões ao governo do Estado.
Por saber que a legislação eleitoral proíbe que candidatos inaugurem obras públicas, FHC evitou ao máximo uma associação nítida entre a inauguração e o comício.
Logo que chegou a Aracaju, às 20h15, pediu ao governador João Alves Filho (PFL) para inaugurar oficialmente a obra, antes que ele chegasse ao palanque.
O tucano foi para o palácio do governo e esperou cerca de meia hora para que o governador fosse ao local da inauguração e promovesse o ato oficial. Só depois FHC aceitou participar do comício.
Mas, no palanque, não conseguiu evitar que os discursos tratassem da obra. Primeiro a falar, João Alves Filho foi direto ao assunto: "Essa obra que hoje estamos inaugurando aqui."
Também o candidato do PSDB ao governo do Estado, senador Albano Franco, segundo a falar, abriu seu discurso tratando da inauguração.
"É preciso destacar que essa obra não vai beneficiar os privilegiados. Quem usa a praia de Atalaia é o povão", disse.
Constrangido, Fernando Henrique abriu seu discurso classificando como "uma feliz coincidência" estar no que chamou de "um momento importante da administração João Alves".
O trecho de cerca de dois quilômetros de urbanização, concluído ontem, fica na chamada praia de Atalaia, onde foram montados dois palanques, também por exigência de FHC. Num dos palanques, houve a inauguração chamada oficial pelo governo do Estado. No outro, os comícios.
O comício, segundo os organizadores, reuniu 20 mil pessoas. Conforme o candidato peessedebista, foi o primeiro comício depois que os jornais noticiaram que os principais institutos de pesquisa o colocam na dianteira na disputa eleitoral.
Segundo o Datafolha, FHC assumiu o primeiro lugar nas intenções de voto para a Presidência, com 36%, sete pontos percentuais à frente do segundo colocado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Texto Anterior: PFL do B
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.