São Paulo, domingo, 14 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marido tem dificuldade de aceitar doador

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

"Bonito, forte, mas com a porra rala." Essa avaliação chula que ainda se ouve em conversas soltas resume o drama do homem que não consegue ter filhos.
A observação é do presidente da Comissão Nacional de Ginecologia Psicossomática, Malcolm Montgomery, 43. "Para o homem, aceitar que sua mulher fique grávida com o sêmen de outro é reconhecer sua incapacidade de gerar. Para muitos, a fecundidade ainda está ligada ao conceito de virilidade e de masculinidade."
Esterilidade nada tem a ver com performance sexual. Mas é assim que pode parecer quando amigos e parentes começam a cobrar pelo bebê que não vem.
Montgomery é autor do livro "O Novo Pai, a Dimensão da Paternidade" e trabalha com casais estéreis. Segundo ele, o homem é quem mais precisa de ajuda. Muitos deles acabam perdendo a auto-estima e caindo em depressão.
"Para aceitar o sêmen de um doador, o homem precisa superar um triângulo edipiano representado por ele, a mulher e o outro."
O médico Nilson Donadio acha importante a ajuda psicológica para os casais. "Os pais precisam estar preparados para receber um filho que não se pareça com eles."
Um dos seus pacientes, por exemplo, se angustia com a possibilidade de descobrirem que a filha nasceu de um doador. "A menina tem até o jeitinho do pai, mas ele não vê", diz o médico.
Outro dilema dos pais é contar ou não a verdade ao filho. Montgomery acha que se deve contar. Moacir Costa, autor do livro "Sexo, Dilema do Homem", diz que "ainda há muito preconceito em se admitir um filho com o sêmen de outro."(AB)

Texto Anterior: 'Não penso como são meus filhos'
Próximo Texto: Ex-capitão da PM vira guerrilheiro no Peru
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.